Odontologia de Ribeirão faz atendimento odontológico para pacientes com doenças sistêmicas

Foto: Ales Kartal – Pixabay

Em 13 anos de funcionamento foram atendidos mais de 2 mil pacientes com 23 mil procedimentos

Portadores de doenças sistêmicas podem necessitar de cuidados diferenciados durante o tratamento odontológico, especialmente aqueles que apresentam distúrbios de coagulação, doenças infectocontagiosas e em tratamento antineoplásico. Para atender esse público, a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP criou um serviço para desmistificar esse atendimento, o DAPE (Desmistificando o Atendimento Odontológico a Pacientes com Necessidades Especiais).

Além do tratamento odontológico clínico, o DAPE oferece reabilitação oral e buco-maxilo-facial, tratamento para dor orofacial e disfunção temporomandibular e tem um importante papel na formação de recurso humano qualificado para o atendimento desse público. Esses atendimentos são oferecidos pelo Curso de Reabilitação Oral e Buco-Maxilo-facial e pelo Serviço de Dor Orofacial e Disfunção da Articulação Temporomandibular, ambos vinculados ao DAPE, conta o professor Alan Grupioni Lourenço, integrante da equipe do DAPE.

O serviço foi criado em 2005 e já passaram pelo atendimento cerca de 2 mil pacientes com 23 mil procedimentos realizados. O atendimento é multiprofissional, reúne alunos da graduação e pós-graduação da FORP e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, além de residentes do Hospital das Clínicas da FMRP. Estão envolvidos cirurgiões-dentistas, médicos e fonoaudiólogos.

Os pacientes chegam ao DAPE encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da USP. O serviço tem coordenação dos professores Ana Carolina Fragoso Motta, Cláudia Helena Lovato da Silva, César Bataglion, Cristiano Nakao e Alan Grupioni Lourenço, e colaboração do cirurgião buco-maxilo-facial Dr. Marcelo Rodrigues Azenha.

Por: Vitor Neves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *