Festival Fiato al Brasile

De 10 a 17 de agosto, Ribeirão Preto recebe a terceira edição do Festival Fiato al Brasile. O festival faz parte do projeto de intercâmbio cultural entre a Academia Livre de Música e Artes (ALMA), em parceria com o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e a Escola Municipal Giuseppe Sarti, de Faenza, na Itália. O evento é realizado anualmente em duas etapas, uma na cidade de Faenza, na Itália, e outra em Ribeirão Preto.

O Fiato al Brasile surgiu de uma relação próxima entre o saxofonista italiano Silvio Zalambani, de Faenza e alunos do curso Música da USP de Ribeirão Preto, em 2011. Em 2015 essa proximidade resultou numa parceria da FFLCRP com a Scuola Giuseppe Sarti em Faenza na Itália e o ALMA.

A partir de ideias de Zalambani, Donato D’Antônio, de Faenza, Cristina Emboaba, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), José Gustavo Julião de Camargo (USP) e Lucas Galon (ALMA), o Festival tem versões no Brasil, desde 2016.

Programa da 3ª edição

A abertura do festival é na sexta-feira, dia 10 de agosto, às 20h30, no Teatro do Campus, com entrada gratuita. A apresentação é em comemoração ao Jubileu de Safira da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. No programa Récita da Ópera “La Serva Padrona” de Giovanni Pergolesi, regida por Lucas Eduardo da Silva Galon, como solistas terá o barítono do Alla Scala de Milão, Davide Rocca e a soprano, Yuka de Almeida Prado, professora do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Além da apresentação de abertura, o Teatro do Campus vai receber no sábado, 11 de agosto, também às 20h30, o espetáculo “O Canto da Alma”, dirigido por Snizhana Drahan. Dia 12, às 19h, a apresentação será a “Datz Jazz Band”. De 13 a 16, às 20h30, as apresentações serão na Sala de Concertos da Tulha. E no dia 15, às 12h30, o concerto com a “Camerata Alma”, com Reginaldo Nascimento.

No dia 17, será no Theatro Pedro II e a programação começa às 12h30 com o Recital do Ensemble de Flautas e Clarinetes e Grupo de Cordas do Fiato al Brasile, dirigido por Rafael Fortaleza. O apresentação de encerramento será um concerto de gala com a Orquestra Sinfônica do Festival Fiato al Brasile e Coro Acadêmico infantil e jovem do grupo ALMA.

As atividades são gratuitas, abertas ao público e sem necessidade de inscrição. A programação completa está disponível no site do Grupo ALMA e no facebook.

O Teatro do Campus e Sala de Concertos da Tulha ficam no Campus da USP em Ribeirão Preto e o Theatro Pedro II, na Rua Álvares Cabral, 370 no Centro de Ribeirão Preto.

Mais informações: (16) 3315.0102

Por: Vitória Junqueira