Pesquisa busca voluntárias para avaliar jejum intermitente (vagas encerradas)

A Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP – Foto) da USP está com inscrições abertas para recrutar mulheres interessadas em participar do projeto de Emagrecimento com jejum intermitente e hit funcional.

O jejum, informa Gabriela Batitucci, pesquisadora responsável pelo estudo, é um método de emagrecimento que intercala períodos sem comer com períodos de alimentação. Geralmente são indicadas de 10 a 24 horas em jejum, realizadas diariamente ou em dias intercalados da semana.

Para o projeto, podem participar exclusivamente mulheres obesas e sedentárias, com índices de massa corporal (IMC de 30 a 40 Kg/m²) e idade entre 18 e 40 anos. As voluntárias devem apresentar também exames de sangue e atestado médicos atuais; não podem ter sintomas de nenhuma doença ou fazer uso de medicamentos.

Segundo a pesquisadora, o “objetivo principal do projeto é avaliar a composição corporal que inclui perda de peso, a porcentagem de gordura e massa muscular; além da avaliação do gasto energético. Tendo como foco os efeitos de ambas as intervenções – jejum e o treinamento físico hit funcional – sobre a massa muscular e a microbiota intestinal”. As voluntárias farão acompanhamento dietético, treinamentos físicos e avaliações, gratuitas. Inscrições aqui.

O estudo integra as atividades do curso de doutorado de Gabriela Batitucci, além de ser oferecido à comunidade como projeto de cultura e extensão da EEFERP, coordenado pela professora Ellen Cristini de Freitas. As avaliações serão realizadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP); os treinamentos e testes físicos, no ginásio poliesportivo da EEFERP, ambos dentro do Campus da USP em Ribeirão Preto, Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre.

Por: Thainan Honorato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *