FORP oferece aula de libras para futuros cirurgiões-dentistas

Alunos durante a aula de libras – Foto arquivo pessoal

Trabalho é voltado para capacitação no atendimento odontológico de pacientes surdos

A comunicação eficaz é fundamental no cuidado e pode ser um grande desafio no relacionamento entre o paciente e o profissional da saúde, que deve estar  preparado para acolher, esclarecer dúvidas e orientar. Esse desafio é maior quando se trata de pacientes especiais, como por exemplo, o atendimento de surdos, já que eles usam a língua brasileira de sinais (Libras).

Segundo o Censo demográfico de 2010, no Brasil, mais de 2 milhões de pessoas são surdas, usuárias de Libras, ou apresentam perda auditiva em diferentes momentos da vida. Para atender essa população, a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP prepara os futuros cirurgiões-dentistas,  especialmente na motivação para a adesão ao tratamento e na prevenção de doenças bucais.

Desde 2016, a Unidade, em parceria com a Associação de Surdos de Ribeirão Preto, oferece curso de libras para seus alunos de graduação. “Percebemos que precisávamos de um tempo maior para preparar os nossos alunos para se comunicarem com os surdos e não simplesmente por meio de mímicas. Foi assim que iniciamos o programa educativo sobre higienização bucal e das próteses odontológicas para surdos”, explicou a professora Alma Blásida Concepción Elizaur Benitez Catirse, uma das responsáveis pelo projeto.

A professora conta que a expectativa com o projeto é formar profissionais com referência em Libras e capazes de atender esses pacientes em seus respectivos consultórios. “A ideia é capacitar os alunos para uma comunicação efetiva e, consequentemente, promover a saúde bucal entre pessoas desse grupo sociocultural e linguístico”.

Inicialmente as aulas de Libras na FORP eram de uma hora semanal, contudo, devido ao grande interesse dos alunos, as aulas passaram para duas horas semanais. “Hoje temos a participação de 22 alunos por semestre e os resultados já começam a aparecer. “Três dos alunos que iniciaram na atividade no ano passado já ministram palestra e workshop com orientações em pequenos grupos, sobre a importância da boa higiene bucal, as técnicas de escovação dos dentes e das próteses na Associação de Surdos de Ribeirão Preto”, comemora Alma.

Alunos das aulas de libra – Foto arquivo pessoal

O curso é de extensão e conta com a colaboração da professora Ana Cláudia Lodi, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) e de Elomena Barbosa de Almeida, responsável pelo ensino de Libras aos alunos.

A professora Ana Cláudia Lodi, da FFCLRP conta que trabalha junto com as comunidades surdas há anos e que é a responsável pelas discussões relativas à educação de surdos e pelo ensino de Libras a todos os cursos de licenciatura da FFCLRP e no curso de Fonoaudiologia da FMRP. “Quando o projeto me foi apresentado não vi como ficar de fora de algo voltado ao atendimento, na área da saúde, aos surdos. É muito bom saber que alunos da área da saúde têm se interessado pela questão linguística dos surdos para que, futuramente, possam atender essas pessoas adequadamente”.

Veronica Gonzalez, graduanda da FORP participa do grupo de estudos coordenado pela professora Alma há três anos, mas só neste ano iniciou as aulas de libras. “Ao longo deste tempo participei de vários projetos de prevenção e instrução de higiene bucal. Comecei a atender pacientes surdos este ano e ainda tenho muita coisa para aprender em libras, mas a comunicação está sendo efetiva e os atendimentos são um sucesso”.

Por: Vitor Neves