USP recebe ‘Carreta Educativa’ do Hospital de Câncer de Barretos

Projeto educativo ensina escolares de Ribeirão Preto a se prevenirem do câncer

De 24 a 28 de setembro, o Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP recebe a unidade móvel do Hospital de Câncer de Barreto, hoje Hospital do Amor. Voltada para a educação, a Carreta Educativa “Missão Gênese” conscientiza adolescentes sobre a importância da prevenção e do autocuidado contra o câncer.

Apesar de chamar a atenção do público de todas as idades, a “Missão Gênese” é voltada principalmente para alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. A intenção é que as atividades lúdicas, jogos e desafios apresentados na missão provoquem nos jovens interesse por hábitos saudáveis e qualidade de vida para o diagnóstico precoce da doença.

Carreta Missão Gênese – Foto Site Hospital do Amor

Para participar da Missão, cada professor deve escolher 18 alunos em sua escola. Eles serão divididos em três grupos que, durante uma hora, enfrentam desafios e jogos que estimulam inteligentes e hábitos saudáveis.

O evento é promovido pelo Centro de Ensino Integrado de Química (CEIQ) e o Hospital do Amor (Câncer) de Barretos. A ideia de trabalhar com a carreta no Campus da USP está relacionada com a própria Olimpíada Regional de Química 2018, realizada no começo deste mês com o tema “Química transformando vidas: prevenção e combate ao câncer”. O agendamento da escola será realizado exclusivamente no site do CEIQ. Instruções aqui. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail ceiqusp@gmail.com ou pelo telefone (16) 3315-3856 / (16) 3315-4387.

Assista o vídeo de divulgação do projeto “Missão Gênese”.

Por: Vitória Junqueira