Professores da rede básica e da USP lançam livro sobre ensino de ciências

Publicação é resultado da ‘Escola de Formação de Professores’ da Faculdade de Filosofia da USP em Ribeirão Preto

Professores da rede pública estadual de ensino e da USP de Ribeirão Preto lançam o livro “Experiências compartilhadas: diálogos sobre formação docente e ensino de ciências”. A publicação é resultado da segunda edição do projeto Escola de Formação de Professores de Ciências Exatas e Naturais  do Centro de Ensino Integrado em Química (CEIQ), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

O livro mostra as experiências de ensino e capacitação dos professores sob a perspectiva de cada um dos três interlocutores do projeto do CEIQ. Oito textos de professores universitários falam de formação ampla e generalista, conhecimento sistematizado e interdisciplinaridade como bases para um ensino inovador. Sete professores da Rede Básica e Pública de Ensino relatam suas experiências na escola com alunos e mostram objetivos educacionais, currículos, metodologias e reflexões de autoformação. Numa terceira seção, o livro apresenta três trabalhos de graduandos da Licenciatura em Química da FFCLRP que analisam a relação entre ensino e pesquisa.

Algumas cópias do livro estão disponíveis nas escolas da Rede Básica e Pública da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto. Mas, também pode ser baixada gratuitamente no site do CEIQ. de Ensino.

Universo do CEIQ

O Centro de Ensino Integrado de Química (CEIQ) surgiu em 1990 com o objetivo de apoiar e melhorar a divulgação científica e incentivar os alunos dos ensinos fundamental e médio a conhecer a profissão do Químico e o Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. No início, o grupo tinha a intenção de melhorar o ensino de Química nas escolas de educação básica envolvendo pesquisas e atividades de prestação de serviços à comunidade.

Em 2003, a equipe do CEIQ criou o projeto da Olimpíada Regional de Química (ORQ) voltada para alunos do Ensino Médio de escolas de Ribeirão Preto e região, atividade que vai muito além da competição, com o incentivo da formação do espírito científico no trabalho coletivo e da promoção de uma visão mais ampla da ciência.

O CEIQ cresceu ao longo desses anos e aprimorou suas atividades. Hoje conta com 14 projetos, dentre eles o “DQ de Portas Abertas”, “A Universidade e as Profissões” e o “CEIQ Interativo”.

Em constante desenvolvimento, a equipe atualmente é coordenada pela professora Joana de Jesus de Andrade e tem como membros docentes os professores Antônio Eduardo Miller Crotti, Daniela Gonçalves de Abreu e Sérgio Emanuel Galembeck e como técnico colaborador, Thiago de Souza Cavalini, além de 14 alunos bolsistas (graduandos e pós-graduandos da FFCLRP).

Mais informação no site do CEIQ

Por: Vitória Junqueira

Foto: Angela Farina – Flickr CC