Escola de Enfermagem busca voluntários para estudo em atenção plena

Os interessados devem responder um questionário on-line com cerca de 30 minutos de duração.

Pesquisadores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP buscam voluntários para pesquisa em mindfulness (atenção plena), habilidade metacognitiva, conscientização sobre seus próprios conhecimentos e sua capacidade de compreender, controlar e manipular suas habilidades para aprender, que é acessada quando se concentra toda atenção para o momento presente.

De acordo com os organizadores, a pesquisa possui o intuito de traduzir a Escala de Mindfulness de Langer (LMS), ferramenta que ajuda a avaliar a consciência e o  quão a pessoa é receptiva e aberta para as experiências novas do cotidiano e ainda adequar os questionário para a cultura brasileira.

Os interessados devem responder quatro questionários online, com cerca de 30 minutos de duração. As questões coletam informações pessoais, comportamentos realizados durante as atividades do dia a dia e a satisfação com a vida.

Os participantes devem ter mais de 18 anos, de preferência mulheres grávidas e pessoas com pelo menos 60 anos ou mais.

Atenção Plena

Popularmente conhecido como mindfulness, pode ser chamado também de atenção plena, consciência que é acessada quando se presta total atenção no momento presente, sem qualquer crítica ao instante vivido.

Entre as práticas de atenção plena estão a meditação, respiração lenta e escaneamento corporal. Ao realizar essas atividades se consegue relaxar e concentrar mais atenção nas ações que serão realizadas naquele momento;

Mais informações neyrianfernandes@gmail.com

Por Joice Soares