Setembro Amarelo no Campus da USP

A saúde mental no Campus da USP em Ribeirão Preto é priorizada durante todo o ano; mas, no mês de prevenção ao suicídio, essas atividades se intensificam em apoio ao Setembro Amarelo.

Serviços de rotina em saúde mental são oferecidos para todas as Unidades do Campus pela equipe do Centro de Orientação Psicológica (COPi) – setor especializado no atendimento clínico a alunos e funcionários, mantido pela Prefeitura do Campus da USP em Ribeirão Preto (PUSP-RP). A sede do COPi fica na Rua Clóvis Vieira, casa 32, no Campus.

Para além desses serviços, confira, a seguir, programação das Faculdades do Campus para o Setembro Amarelo.

Medicina
Entre 17 e 20 de setembro, o Centro de Apoio Educacional e Psicológico (CAEP) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP realiza oficina e rodas de conversas com a comunidade. Inscrição e mais informações:  caep@fmrp.usp.br ou  33153195 e 33153352.

Dia 17, das 12 às 14 horas. Oficina “Entre-nós: tecendo novas respostas ao sofrimento” no Laboratório Multidisciplinar, sala 7.

Dia 18,  das 12 às 14 horas. Roda de conversa “A morte da sexualidade ou a sexualidade da morte?”, no Bloco Didático, sala A.

Dia 20, das 12 às 14 horas. Roda de conversa “Conversando sobre o sofrimento e o resgate da esperança em tempos atuais”, no Bloco Didático, sala A.

Direito
Dia 19 de setembro, a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) realiza o evento  “Drops de Hortelã”. Durante o dia, na área da Cantina da FDRP, atividades estéticas, culturais com conteúdo educativo, ambiental e sociocultural para propiciar o relaxamento e saúde mental.

FEA-RP
Dia 13 de setembro, às 17h30, a Comissão de Acolhimento e Orientação (CAO) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) realiza o evento CAO Com Prosa – Setembro Amarelo, com a enfermeira Aline Conceição Silva da Escola de Enfermagem (EERP), orientando quanto às denúncias de assédio, discriminação e prevenção do comportamento suicida e de auto-lesão. Espaço de Convívio da FEA-RP.

Dia 26 de setembro, horário do almoço, em parceria com o Centro Voluntariado Universitário, atividade do projeto Alme-se distribuirá abraços pela faculdade.

Educação Física
Na Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, o professor Cristiano Barreira, diretor da EEFERP, disponibiliza um “Plantão Psicológico” para alunos e funcionários da Unidade. Os interessados podem entrar em contato com a orientada dele, Thabata Telles pelo e-mail thabata@gmail.com.

Por: Maju Petroni