Carreta educativa participa de olimpíada de química

A Carreta Educativa Missão Gênese, do Hospital de Amor (Hospital do Câncer de Barretos), participa da programação da décima sexta Olimpíada Regional de Química. O evento é realizado pelo Centro de Ensino Integrado de Química (CEIQ), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, e recebe alunos das escolas públicas e particulares de toda a região.

Neste ano, o tema principal da olimpíada é “A Química transformando vidas: prevenção e combate ao câncer”. Mais de 2 mil alunos do ensino médio, de cerca de 60 escolas, participaram da primeira fase da Olimpíada que, até o fim do evento, prevê receber mais 16 escolas e cerca de 300 alunos do Ensino Fundamental para o projeto Missão Gênese.

Após um ano de criação, o projeto “Missão Gênese: Uma Jornada Nanocientífica” surgiu da necessidade de aproximar o público do conhecimento produzido no Hospital de Amor, em Barretos. Cada participante do projeto tem um papel diferente e fundamental na missão, e trabalham em equipes formadas por seis pessoas, onde aprendem por meio de jogos e desafios, que hábitos saudáveis e escolhas inteligentes trazem benefícios e diminuem o risco de se desenvolver câncer ao longo da vida.

A Carreta Educativa Missão Gênese fica no campus da USP de Ribeirão Preto de 24 a 28 de setembro, onde atende crianças e adolescentes de escolas agendadas previamente junto ao Centro de Ensino Integrado de Química.

Por: Vitor Neves, com informações do CEIQ

Foto: Jonatas Coringa