Plataforma online apresenta contas públicas à população

Ribeirão-pretanos terão dez dias para “ficar por dentro” dos gastos municipais e fazer denúncias de irregularidades

Entre 12 e 21 de novembro, os cidadãos ribeirão-pretanos participarão dos “10 dias de Combate à Corrupção”, evento que permite aos contribuintes verificar a quantas andam as contas do governo municipal e, ainda, denunciar irregularidades da gestão pública.

Durante dez dias, estará no ar, para acesso livre e gratuito, o RevelaGov, plataforma online que mostra detalhadamente os gastos de administrações públicas.  Além das informações sobre contas, ordens de pagamento dos fornecedores e comparação de gastos com outros municípios, o RevelaGov conta com robôs que  detectam os indícios de irregularidades e fornecem mapeamento geral.

Os organizadores garantem aos munícipes que “todos verão os gastos públicos ribeirão-pretanos como jamais foram revelados em nenhum outro município”. E que só eles, que conhecem a cidade “conseguem correlacionar os fatos”. Antecipam ainda que todas as denúncias serão processadas com a utilização de Inteligência Artificial e entregues ao Ministério Público e Polícias ao final do evento.

O lançamento do “10 dias de Combate à Corrupção” será no dia 12 de novembro, às 19 horas, no Anfiteatro da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP. Além das palestras com as autoridades presentes, o público poderá tirar dúvidas sobre as consultas e denúncias facilitadas pelo ResolvGov. Mas, até o dia 21, Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) manterá uma equipe para orientar a população.

Estarão presentes à abertura do evento Leonardo Romanelli, procurador do Ministério Público do Estado de São Paulo e membro do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Gaeco; Roberto Livianu, procurador e idealizador do Instituto Não Aceito Corrupção; Barbara Krysttal, conselheira de combate à corrupção da Associação de Municípios de SP, e Dirceu José Chrysostomo, ex-procurador geral do Estado de SP e da prefeitura de Ribeirão Preto.

Apóiam o “10 dias de Combate à Corrupção”, Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic) e Nexos Gestão Pública (ambos ligados à FEA-RP); ACIRP, Instituto Ribeirão 2030, Ministério Público do Estado de São Paulo, Observatório Social, Mentoria 2020, Frente Cívica, Instituto Não Aceito Corrupção e Cívico.

RevelaGov é uma plataforma pioneira de captura de dados públicos, fruto de um trabalho de pós-graduação desenvolvido na FEA-RP.

Para participar do evento na FEA-RP, basta confirmar presença online.

Para tirar dúvidas sobre a plataforma, os interessados podem agendar consulta pelo e-mail contato@gedanken.com.br ou pelo fone (17)98141.5122. A ACIRP fica na Rua Visconde de Inhaúma, 489, centro de Ribeirão Preto.