Eventos culturais promovem Consciência Negra na USP

De 18 a 21 de novembro, a USP e a Faculdade Zumbi dos Palmares promovem a campanha Viva a Consciência com a Semana da Consciência Negra e diversas atividades gratuitas para a comunidade. Da programação, debates, filmes, exposições, dança, teatro e música acontecem nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba e São Carlos.

Em Ribeirão Preto, dias 19 e 21 de novembro, às 19h, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) realiza Cinema e negritude, com exibições de filmes que problematizam questões raciais, seguidas de debate. Felicidade por um fio (Estados Unidos, 2018), na segunda, e Maculelê (Brasil, 2018), na quarta.

Também na EERP, quarta, dia 21 às 10h, a mesa-redonda Racismo institucional, cultura e religiões afro-brasileiras: costurando pesquisas e intervenções no campo da saúde, discute aspectos relacionados à pesquisa e à intervenção sobre as religiosidades de matriz africana, a capoeira e a saúde da população negra.

No dia 20, às 16h, acontece a Roda de Conversa Cotas, colorismo e comissões de verificação, discutindo as cotas raciais. O assunto será também tratado em exibições de filmes sobre o tema nos dias 20 (sessões às 12h, 16h e 18h) e 21 (16h) nas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) e de Ciências Farmacêuticas (FCFRP). E, às 20h30, a USP Filarmônica – Orquestra de Alunos da FFCLRP (FFCLRP) apresenta concerto com obras de compositores e poetas negros e mulatos, no Theatro Pedro II.

Entre os dias 19 e 21, a FCFRP exibe ainda uma exposição de banners virtuais com imagens relacionados ao tema da diversidade.

Viva a Consciência é realizada pelo programa USP Diversidade e propõe a integração de ações da Universidade para o fortalecimento do respeito à diversidade. Mais informações: site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

Por: Rita Stella

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *