Sociedade científica de neurociência premia professora da USP

Professora Elaine Del Bel recebe homenagem durante a reunião da Society for Neuroscience em San Diego, Estados Unidos, no início do mês – Foto : Arquivo pessoal

Elaine Del Bel, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto é a primeira brasileira a receber o prêmio Bernice Grafstein

Por sua contribuição significativa para o avanço das mulheres na neurociência, a professora da USP, Elaine Del Bel, recebeu o prêmio Bernice Grafstein de Realizações de Excelência em Mentoring, da Society for Neuroscience, em San Diego, Estados Unidos no início do mês.

Criado em 2009, com apoio da primeira presidente do sexo feminino da Society for Neuroscience, Bernice Grafstein, o prêmio que leva seu nome, reconhece indivíduos que demonstraram dedicação ao aconselhamento de neurocientistas do sexo feminino e à facilitação de sua entrada ou permanência no campo das neurociências.

Segundo o presidente da sociedade, Richard Huganir, “a Society for Neuroscience está feliz em reconhecer neurocientistas, não apenas por suas contribuições em pesquisa, mas também por seus esforços para aumentar a representação das mulheres na ciência. Sua dedicação em orientar e encorajar a próxima geração de neurocientistas acabará por fortalecer o campo e levar a descobertas que avançam as neurociências.”

A Society for Neuroscience é uma das maiores organizações mundiais de cientistas e profissionais da saúde que se dedicam a entender o sistema nervoso central. É uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1969, com aproximadamente 37 mil membros de mais de 90 países. A reunião anual da Society for Neuroscience é a maior fonte de notícias emergentes sobre ciência do cérebro e saúde.

A premiada

Elaine Del Bel é professora titular e líder do Laboratório de Neurobiologia Celular da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP e presidente da Federação de Sociedades de Neurociência da América Latina, do Caribe e na Península Ibérica (FALAN). Orientou mais de 130 estudantes de graduação e pós-graduação, além de pós-doutorados, entre eles 84 mulheres e muitos jovens cientistas da América Central e do Sul.

Além de seu trabalho pioneiro em doenças degenerativas do sistema nervoso, em especial doença de Parkinson, a professora Elaine instituiu vários programas para promover a igualdade entre os estudantes, especialmente estudantes do sexo feminino da América Latina.  “Meu compromisso de longa data de orientar as futuras gerações de mulheres líderes em neurociência é reflexo da minha participação em programas de divulgação científica e comitês em todo o mundo, como na Organização Internacional de Pesquisas do Cérebro (IBRO), no Comitê Mulheres de Liderança Mundial em Neurociência, além de organizar reuniões da Women in World Neuroscience (2011 e 2012).”

Mais informações: (16) 3315.4047

Por: Rosemeire Talamone