Projeto estimula interesse de meninas por carreiras científicas

Ciência por Elas terá a primeira edição entre os dias 10 e 14 de dezembro, no Espaço de Eventos do IEA-RP

Radioatividade, DNA, HIV. Esses são alguns exemplos de descobertas científicas que tiveram importante participação das mulheres. Mas, apesar delas trazerem tantas contribuições para a Ciência, a imagem do cientista ainda está associada à figura masculina.

Segundo uma pesquisa coordenada em 2017 pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (Flacso), esse estereótipo pode influenciar a afinidade que as meninas terão ao longo da vida com as áreas de ciência e tecnologia, prejudicando a inserção delas nas carreiras científicas.

Visando alterar esse cenário e estimular o interesse desse público pela ciência, será realizado o evento Ciência por Elas. A iniciativa é voltada a alunas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto, e tem como objetivo apresentar pesquisas desenvolvidas na universidade, mostrar como é a carreira científica e também desenvolver atividades práticas.

A primeira edição será realizada entre os dias 10 e 14 de dezembro, das 9h às 12h, no Espaço de Eventos do IEA-RP e as atividades serão conduzidas por professoras e pesquisadoras de diferentes campos do conhecimento, como educação, biologia, saúde, toxicologia, física, química e genética.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelos pais ou responsáveis neste link.

O Ciência por Elas é uma realização do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e do Laboratório EcoHumanTox, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, e foi inspirado no projeto Meninas com Ciência desenvolvido pelo Museu Nacional.

A atividade tem o apoio do Centro de Terapia Celular e da Rádio USP Ribeirão Preto.

Mais informações: iearp@usp.br ou (16) 3315 0368.

Por: Thaís Cardoso, Assessoria de Imprensa do IEA-RP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *