USP Ribeirão integra campanha contra hipertensão

Campanha do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial “Menos Pressão Mais Vida”

Dia 24 de abril, especialistas da área de saúde de Ribeirão Preto realizam atendimento gratuito à população, com medida da pressão arterial e orientações quanto aos principais fatores de risco às doenças cardiovasculares.

O evento faz parte das comemorações do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial – a data oficial é 26 de abril – e será realizado das 8 às 13 horas no Saguão do Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto, Avenida Jeronimo Gonçalves, 640, Centro.

De acordo com o professor Evandro José Cesarino, cardiologista e professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, cerca de um bilhão de pessoas, aproximadamente 26% de todos os adultos, sofrem de hipertensão, mais conhecida como “pressão alta”.

O cardiologista ainda reforça que a hipertensão produz lesões em vários órgãos e é uma das principais causas de morte em todo o mundo. “Como não apresenta sintomas óbvios, muitas vezes ela segue silenciosa e pode levar à morte. No ano 2000, foram registrados mais de sete milhões de mortes associadas à hipertensão”.

Além do atendimento no Terminal Rodoviário, haverá também palestra gratuita, no dia 28 de abril, a partir das 9 horas, no Lar Vicentino, Rua José de Alencar, 520, Bairro Campos Elíseos, Ribeirão Preto, com o tema Estratégias de Monitoramento e Autogerenciamento da Saúde por Idosos. Será ministrada pela pós-graduanda Marina Soares Bernardes, Terapeuta Ocupacional pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Mais informações: (16) 3636-8161 / 3635-3706 / 3602-4708 / 3612-1096 – e-mail: cesarino@fcfrp.usp.br

Por: Crislaine Messias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *