Ambiente é o Meio discute barragens de rejeitos

“Barragens de rejeitos” são o tema do programa Ambiente é o Meio desta quarta-feira, 20 de fevereiro, com o convidado Luis Enrique Sánchez, professor da Escola Politécnica da USP e especialista nas áreas de planejamento e gestão ambiental.

O professor explica que as barragens são estruturas de engenharia, construídas “para armazenar os rejeitos que, em sua maioria, são extraídos junto dos minérios comercializados e processados em uma estação industrial”, as usinas de beneficiamento. Sánchez informa que, em geral, estes rejeitos não são aproveitados.

Uma barragem de rejeito é diferente de uma barragem de armazenamento de água, usadas para fornecimento de água ou energia. “A de rejeito, tem um período de construção que corresponde ao seu período de funcionamento de operação”, conta o especialista, garantindo que elas são erodidas, conforme a usina de beneficiamento vai produzindo volumes maiores de rejeito.

Ambiente É o Meio é uma produção da Rádio USP Ribeirão Preto em parceria com professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Programa USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP.

Sintonize Ambiente É o Meio em 107,9 MHz na Rádio USP Ribeirão ou em 93,7 MHz na Rádio USP São Paulo todas as quartas-feiras a partir das 13 horas. Reprise aos domingos, às 17h30, nas duas emissoras.

Por: Thainan Honorato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *