USP alerta para riscos das pseudociências

Evento, dia 11 de abril em Ribeirão Preto, chama a sociedade e cientistas para combate de modismos e pseudociências

A propagação de práticas ligadas a pseudociências tem crescido na atualidade, trazendo preocupação ao meio científico. Para discutir a responsabilidade social do cientista e da universidade no combate à difusão desse tipo de informação, o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) promove no dia 11 de abril, a partir das 14h30, no Espaço de Eventos do IEA-RP, a conferência “Pseudociências e a responsabilidade dos cientistas”.

Nele, a bióloga e fundadora do Instituto Questão de Ciência Natália Pasternak Taschner vai abordar a importância de divulgar corretamente os conceitos científicos à sociedade e aos governantes, para evitar situações preocupantes que vemos hoje, como o movimento antivacina ou até mesmo o uso de pseudociências na formulação de políticas públicas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do IEA-RPNatália Pasternak Taschner é bióloga e PhD com pós-doutorado em  Microbiologia, na área de Genética Molecular de Bactérias, pela USP.

Sócia-fundadora do blog de divulgação científica “Café na Bancada” (www.cafe-na-bancada.com.br), criou ainda a iniciativa “Cientistas Explicam”, que oferece palestras, aulas e oficinas para escolas, universidades, museus e institutos de pesquisa; é também fundadora do Instituto Questão de Ciência, que tem como objetivos apontar e corrigir a falsificação e a distorção do conhecimento científico na arena pública, promover a educação científica e apoiar o uso de evidências na formulação de políticas públicas. É ainda diretora no Brasil do festival internacional de divulgação científica Pint of Science, que leva palestras científicas a bares de mais de 80 cidades brasileiras.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br ou (16) 3315 0368.

Por: Thaís Cardoso, Assessoria de Imprensa do IEA-RP