Especialista fala sobre o Impacto de ventanias na Floresta Amazônica

O programa Ambiente É o Meio desta quarta-feira, 24 de abril, traz entrevista com o pesquisador Divino Vicente Silvério do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). O biólogo fala sobre os impactos de tempestades de vento que ocorrem na Floresta Amazônica.

Segundo o pesquisador, que é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB), as tempestades de vento ocorrem naturalmente na floresta. Silvério afirma ainda que as alterações climáticas causadas pela ação do homem na natureza aumentam a frequência dos eventos. O biólogo cita as queimadas como exemplo de distúrbios provocados pelos seres humanos que se aliam aos efeitos dessas tempestades, que são distúrbios naturais. A sinergia desses dois distúrbios, um natural e outro antropogênico, “amplificam os efeitos de degradação sobre a floresta”.

Ambiente É o Meio é uma produção da Rádio USP Ribeirão Preto em parceria com professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Programa USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP.

Sintonize Ambiente É o Meio em 107,9 MHz na Rádio USP Ribeirão ou em 93,7 MHz na Rádio USP São Paulo todas as quartas-feiras a partir das 13 horas. Reprise aos domingos, às 17h30, nas duas emissoras.

Por: Tainá Lourenço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *