USP precisa de voluntários para teste da vacina da gripe

O teste faz parte de pesquisa para avaliar de forma contínua a qualidade dos produtos já em comercialização

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP em parceria com o Instituto Butantan vai avaliar a eficácia de vacina da gripe sazonal, produzida pelo Butantan. A vacina Influenza do Butantan protege contra os três tipos de vírus Influenza mais prevalentes e sua composição é alterada anualmente, devido à alta taxa de mutação do vírus.

Para essa avaliação, os pesquisadores precisam de voluntários para os testes. Pode participar qualquer pessoa saudável ou com doença crônica controlada, como hipertensão ou diabete, com idade entre 18 e 69 anos, mesmo as que não estão contempladas no programa nacional da vacina para gripe. Os candidatos passarão por entrevista e exame físico.

A vacina produzida no Butantã já é fornecida para o Ministério da Saúde para a campanha da vacinação da gripe sazonal, como a que está em andamento no Brasil. O objetivo da atual pesquisa é comparar a vacina do Butantan com a produzida por laboratório multinacional, para saber se ambas são equivalentes em segurança e qualidade. “Pesquisas clínicas de fase IV são importantes para avaliar de forma contínua a qualidade dos produtos já em comercialização e para detectar eventuais eventos adversos novos, o que pode modificar a bula”, explica o professor Eduardo Barbosa Coelho, pesquisador principal do projeto.

Inscrições e mais informações pelo WhatsApp (11) 976820980 com Dalva ou com Daniela.

Por: Rosemeire Talamone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *