“Enfermagem e os determinantes sociais na área de saúde” é tema de Escola de Altos Estudos em Ribeirão Preto

Evento internacional será realizado em duas fases, julho e agosto, e já recebe inscrições de interessados

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP promove uma imersão nas condições econômicas e sociais que afetam a saúde e o papel do enfermeiro nesse contexto. O processo será desenvolvido de 3 a 5 de julho e de 19 a 23 de agosto, em Ribeirão Preto, no projeto Escola de Altos Estudos (EAE) Determinantes Sociais e a equidade no cuidado em enfermagem e em saúde”.

O objetivo é estimular e preparar profissionais da área no desenvolvimento de projetos acadêmicos que resultem em inovação, com a geração de produtos para a transformação da realidade social e faz parte do Programa Escola de Altos Estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  

O Programa da CAPES apoia programas de pós-graduação brasileiros a promover visitas de curta duração, de professores e pesquisadores de todas as áreas de conhecido e de reconhecido prestígio internacional, a Instituições de Ensino Superior (IES) ou Centros de Pesquisa e Desenvolvimento públicos brasileiros. A Escola de Altos Estudos promovida pela EERP receberá pesquisadores dos Estados Unidos, Portugal e Reino Unido, além de representante da Organização Mundial da Saúde (OMS).  

Segundo os organizadores, a realização da EAE responde a importantes questões sociais que influenciam significativamente à saúde de pessoas e populações no cenário nacional e internacional. Além disso, a organização e desenvolvimento do programa estão em consonância com o plano de trabalho desenvolvido pelo Centro Colaborador da OMS que tem sede na EERP. “Esse processo favorece o processo de internacionalização da Enfermagem e está em conformidade com a missão da Unidade de formar enfermeiros e profissionais de áreas afins, com elevada competência técnico-científica e política, sensível ao contexto e ambiente onde as pessoas vivem, prestando o cuidado de forma equitativa, humana e ética”, finalizam.  

O evento será realizado no Espaço de Eventos do Bloco Didático da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e está vinculado a várias disciplinas de pós-graduação da EERP, mas foram  disponibilizadas 140 vagas para professores, alunos de pós-graduação e pesquisadores. Haverá também a possibilidade de inscrições para apresentação de trabalho.

Informações e inscrições gratuitas aqui.

Por: Rosemeire Talamone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *