Ecotoxicologia do Rio Doce é tema do ‘Ambiente É o Meio’

O programa Ambiente É o Meio desta quarta-feira, 15 de maio, traz entrevista com  a engenheira ambiental Obede Rodrigues Alves, falando sobre a influência dos rejeitos tóxicos no Rio Doce (foto).

Doutoranda em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), Obede realiza, desde 2015, pesquisas de ecotoxicologia e biorremediação no Rio Doce após o rompimento da barragem em Mariana.

A pesquisadora explica que a biorremediação utiliza espécies de vegetais e organismos, como fungos e bactérias, para remediar ou diminuir as concentrações de um composto químico contaminante do meio ambiente. Obede afirma ainda que, através da ecotoxicologia, estuda os efeitos tóxicos de contaminantes sobre diferentes aspectos do meio ambiente, como flora terrestre, organismos aquáticos e organismos de solo.

Ambiente É o Meio é uma produção da Rádio USP Ribeirão Preto em parceria com professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Programa USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP.

Sintonize Ambiente É o Meio em 107,9 MHz na Rádio USP Ribeirão ou em 93,7 MHz na Rádio USP São Paulo todas as quartas-feiras a partir das 13 horas. Reprise aos domingos, às 17h30, nas duas emissoras.

Por: Tainá Lourenço

Foto: Lucas Telles ‘Tilu Telles’ – Flickr CC