Projeto apresenta jovens ao mundo das startups

Desafio Jovem Inovador recebe inscrições de estudantes de 13 a 18 anos interessados em criar soluções para a vida em comunidade

Estão abertas até 21 de junho, as inscrições para jovens entre 13 e 18 anos participarem do Desafio Jovem Inovador, projeto idealizado pela escola de programação SuperGeeks e organizado em Ribeirão Preto pelo Supera Parque de Inovação e Tecnologia em parceria com empresários e outras instituições da cidade.

O objetivo é incentivar estudantes de qualquer escola de Ribeirão Preto, pública ou privada, para o desenvolvimento de novos conhecimentos – em tecnologia, programação e inovação – que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Para tanto, esses jovens devem passar quatro meses sob mentoria de um time de especialistas formado por representantes das instituições que organizam o evento.

Durante o processo, os selecionados visitarão o Sebrae e a aceleradora de startups Sevna, localizada no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, para entender a dinâmica de empresa de inovação tecnológica. Depois, divididos em grupos, serão desafiados a desenvolver uma tecnologia que traga solução para um problema da comunidade. O grupo de melhor desempenho receberá apoio para implementar a iniciativa.

Segundo Gisele Atayde, gerente de aceleração da Sevna, o objetivo, da mentoria que oferecem, é despertar o interesse dos jovens para o empreendedorismo. “Vamos colocar esses jovens em contato com o mundo das startups e mostrar, na prática, como eles podem ingressar nesse ecossistema. Queremos incentivar o desenvolvimento do empreendedorismo e mostrar que é possível criar soluções viáveis para a nossa comunidade”, conta.

Despertar espírito empreendedor para oportunidade tecnológica

Durante as visitas ao Supera Parque, à Sevna e ao Sebrae, os jovens passarão por alguns processos de design thinking e também aprenderão sobre modelagem de negócios, pitch, validação e MVP (produto minimamente viável) e comportamento empreendedor, entre outros.

“A intenção é, não somente fomentar o interesse pela tecnologia, mas também fazer com que os jovens tragam soluções para melhorar a vida na cidade, seja para uma escola, uma empresa ou comunidade”, explica Juliana Villas Boas, diretora da SuperGeeks Ribeirão Preto.

Os selecionados serão apresentados ao mundo da indústria 4.0, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e aprendizado de máquinas; todas tecnologias que “estão nos rondando e que já são aplicáveis hoje em diferentes segmentos”, comenta Juliana, adiantando que esse jovens acompanharão “um processo de desenvolvimento de soluções desde o zero até a prática”.

Por: Rita Stella, com informações da Assessoria de Imprensa da Sevna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *