USP discute inovação curricular na graduação 

Workshop em Ribeirão Preto reúne, de 30 de junho a 2 de julho, cerca de 2 mil pessoas entre professores da USP e da rede pública e estudantes para refletir inovação no ensino de graduação

Neste domingo, 30 de junho, a partir das 14 horas, começa no Campus da USP em Ribeirão Preto mais uma edição do Congresso de Graduação da USP que vai até dia 2 de julho. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Graduação para promover compartilhamento e discussão das mais variadas experiências e inovação dos projetos pedagógicos e estruturas curriculares dos cursos de graduação da USP. 

O professor Edmund Baracat, pró-reitor de graduação da USP, lembra que o evento tem como objetivo, sobretudo, a qualificação e valorização do docente. Acontece logo após o fim do primeiro semestre letivo, justamente para que um maior número de professores possa participar. Baracat argumenta que criação de ferramentas de inovação e oferecimento de condições para que o docente consiga se preparar e se capacitar nas novas tecnologias são observações prioritárias para todas as edições do evento. 

A primeira atividade desta quinta edição, que tem como tema “Caminhando para a Inovação Curricular”, será o Workshop “USP & Ensino Médio”, às 14 horas deste domingo, no Teatro do Campus. Neste Workshop, os professores da USP e da rede pública terão espaço para troca de ideias, valores e práticas, dentro e fora da sala de aula. “Uma oportunidade de aproximação das instituições de ensino e formação de uma rede colaborativa na busca da excelência do ensino público. O foco serão as escolas públicas de Ribeirão Preto”. 

Os temas apresentados para os professores da rede pública são: o programa “Vem para USP! – CUCo – Formas de Ingresso na USP”; Pré-Iniciação Científica; USP e as Profissões; Estratégias de Intervenção Comunitária; Plataformas e-Aulas para professores; Teleeducação; e Atividades esportivas e ensino. 

Abertura e atividades

A cerimônia de abertura do Congresso será às 18 horas no dia 30/6, no Auditório da Faculdade de Direito (FDRP), seguida da apresentação cultural: USP – Criança, com regência do professor e maestro Rubens Russomanno Ricciardi, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP). 

No dia 1º de julho, no período da manhã, tem a palestra de abertura “A CUCo e o ensino médio público: oportunidades e desafios” com o professor Antônio Carlos Hernandes, vice-reitor da USP, seguida de palestra sobre “Inovação Curricular: aspectos filosóficos e conceitos”, com o professor Luiz Bevilacqua, do Instituto de Estudos Avançados (IEA). 

No mesmo dia haverá sessão de pôsteres e mesas-redondas sobre inovação no ensino de graduação e a preparação pedagógica na pós-graduação, com representantes da USP, Unicamp e Unesp. Ainda haverá nove oficinas sobre inovação, prática docente, empreendedorismo e carreiras, que serão oferecidas também no dia 2 de julho. 

Simultaneamente, neste dia, das 14 às 18 horas, haverá o sexto Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com apresentação de palestras e trabalhos dos bolsistas e coordenadores do PIBID.

No dia 2 de julho, a partir das 9 horas, tem workshop sobre “Novos cenários para as Licenciaturas em Tempos de Base Nacional Comum Curricular”, com professores da Faculdade de Educação (FE) da USP, seguida da sessão de pôsteres. No período da tarde, palestra sobre “Internacionalização na Graduação”, com o professor Valmor Tricoli, presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI), seguida de workshop sobre o tema “Programa Aprender na Comunidade”, com os professores Maria Vitória Lopes Brada Bentley, pró-reitora adjunta de graduação da USP e Luiz Fernando Ferraz da Silva, da Faculdade de Medicina (FM) da USP. 

Mais informações: https://congressograduacao.usp.br/

Por: Rosemeire Soares Talamone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *