Professor da USP é reconhecido como “Pioneiro da Cirurgia da Mão”

Prêmio é conferido pela Federação Internacional das Sociedades de Cirurgia da Mão a líderes da área dentro e fora de seu país

Professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Cláudio Henrique Barbieri recebeu o prêmio “Pioneiro da Cirurgia da Mão”. A homenagem aconteceu durante evento da Federação Internacional das Sociedades de Cirurgia da Mão (IFSSH), realizado em junho, em Berlim, Alemanha. O título reconhece os mais de 40 anos de carreira de Barbieri, influenciando gerações de especialistas e o desenvolvimento da área dentro e fora do Brasil.

Especialista em cirurgia da mão e professor do Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor da FMRP, Barbieri formou-se médico pela FMRP em 1971. Fez residência no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP) em 1973 e doutorado pela mesma faculdade em 1977. Em 1981, iniciou as pesquisas em estimulação elétrica da regeneração de nervos periféricos e instalou o Serviço de Cirurgia da Mão e do Membro Superior e Microcirurgia do HCRP, onde inaugurou a Residência Médica na especialidade em 1992, contribuindo para a formação de mais de 80 novos especialistas médicos.

A solenidade de premiação aconteceu entre os dias 17 e 21 de junho, durante o Décimo Quarto Trienal da IFSSH e o Décimo Primeiro Congresso da Federação Internacional das Sociedades de Terapia das Mãos (IFSHT). Barbieri foi um dos 37 premiados nesta edição do evento e agora integra o grupo dos 107 médicos prestigiados com o título, conferido aos que demonstraram liderança na Cirurgia da Mão.

Mais informações: diretoria@fmrp.usp.br

Por: Luciano Filho

Foto arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *