Agrotóxicos causam danos na fisiologia de animais aquáticos

O programa Ambiente É o Meio desta quarta-feira, 10 de julho, entrevista a professora titular do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Cláudia Bueno dos Reis Martinez (foto), sobre os efeitos de contaminantes ambientais na fisiologia de animais aquáticos.

Segundo a pesquisadora, que atualmente busca analisar o impacto de agrotóxicos para as populações nativas de peixes, os contaminantes ambientais causam danos estológicos e no DNA dos animais, assim como promovem estresse oxidativo e inibem a produção de enzimas “importantes para o funcionamento do sistema nervoso do animal”.

Ambiente É o Meio é uma produção da Rádio USP Ribeirão Preto em parceria com professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Programa USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP.

Sintonize Ambiente É o Meio em 107,9 MHz na Rádio USP Ribeirão ou em 93,7 MHz na Rádio USP São Paulo todas as quartas-feiras a partir das 13 horas. Reprise aos domingos, às 17h30, nas duas emissoras.  

Por: Tainá Lourenço

Foto: arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *