Homenagem ao professor Greene da FMRP

Durante a trigésima oitava Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, o professor Lewis Joel Greene, titular voluntário (colaborador sênior) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, receberá o “Prêmio PubliSBQ – Ângelo da Cunha Pinto”.  O evento será realizado em Águas de Lindóia, interior de São Paulo, no próximo dia 27 de maio.

O professor é do departamento de Biologia Celular, Molecular e Bioagentes Patogênicos da FMRP e supervisor do Centro de Química de Proteínas no Hemocentro de Ribeirão Preto e um dos pesquisadores principais do Centro de Terapia Celular da USP Ribeirão Preto, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

A “Publicações SBQ” é um órgão da Sociedade Brasileira de Química voltado a atividades de difusão científica, técnica, de interesse didático e de divulgação de notícias. O objetivo da instituição é a produção de publicações de interesse da comunidade química nacional: profissionais de química da universidade e da indústria, estudantes de química do ensino médio, universitário e de pós-graduação. Também reúne mecanismos de difusão da química para o público leigo e infanto-juvenil.

Trajetória

Americano, nascido em Nova York em 10 de agosto de 1934, o professor Greene terminou em 1962 o doutorado em Bioquímica e Biologia Celular na Rockefeller University, em Nova Iorque, Estados Unidos. Em 1968, a convite do professor Maurício Oscar Rocha e Silva, atuou como cientista visitante no Departamento de Farmacologia da FMRP. Estudou juntamente com o professor Sérgio Henrique Ferreira, também do departamento de Farmacologia da FMRP, peptídeos vasoativos do veneno da jararaca, pesquisa que colaborou com a descoberta de um peptídeo potente contra a hipertensão.

Em 1974, agora como professor visitante, foi um dos fundadores do Centro de Química de Proteínas da FMRP, com a ideia inovadora de oferecer análises especializadas de proteínas a outros pesquisadores, contribuindo com avanços importantes na área de bioquímica no Brasil. Naturalizado brasileiro seguiu como docente pela FMRP onde permanece até hoje.

O pesquisador é editor do Brazilian Journal of Medical and Biological Research desde 1980. Dentre as atividades foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências em 1997, atuou como membro do Comitê Científico da Scientific Electronic Library Onlines – SciELO, biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, de 1998 a 2010, e foi introduzido na Ordem do Mérito Científico Brasileiro em 2002.

Publicou 130 artigos em periódicos, que receberam cerca de três mil citações em revistas internacionais, 304 resumos em congressos e 131 trabalhos apresentados em eventos. Orientou 26 alunos de mestrado e 30 alunos de doutorado, participou de 266 eventos da área de saúde e científica, além de organizar outros 17 eventos.

Mais informações 2101.9300

Por: Assessoria de Imprensa do CTC-CEPID-RP, Assessoria de Imprensa do Hemocentro e Portal SciELO, ABC e SBQ.