Quem é o melhor em química

Olimpíada de Química 2015 fala sobre os Ciclos da Vida e os Caminhos da Luz e já recebe inscrições

Foi dada a largada para as Olimpíadas Regionais de Química 2015 da USP Ribeirão. Já estão abertas, até 27 de junho, as inscrições para a Décima Terceira Olimpíada Regional de Química que esse ano tem como tema Nascer, Viver e Morrer: os Ciclos da Vida e os Caminhos da Luz.

O evento é organizado pelo Centro de Ensino Integrado de Química (CEIQ), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, e é considerado um dos destaques de toda a USP quanto ao alcance e relevância social pelas atividades de cultura e extensão que realiza.

Para esta décima terceira edição, a Olimpíada de Química da USP de Ribeirão será realizada em duas fases. Na primeira, professores do ensino médio escolhem e inscrevem 40 alunos de suas escolas. Eles visitarão o Departamento de Química da USP, assistirão palestra sobre o tema da Olimpíada e participarão de experimentos práticos. Na próxima etapa, os professores selecionam seis alunos (dois de cada série do ensino médio), os quais comporão a equipe que representará a escola na Olimpíada.

Começa aí a segunda fase que inclui, segundo os organizadores, “resolução de situações problemas por meio da experimentação e de exercícios teóricos”. Os alunos que participaram da primeira fase, mas não vieram para a prova da segunda fase, também poderão continuar participando da competição em outras modalidades: escrevendo uma redação sobre o tema de 2015 ou confeccionando e enviando um vídeo de no máximo 10 minutos com a realização de um experimento de química.

Todos recebem prêmios. A melhor redação e o melhor vídeo e os três primeiros colocados na Olimpíada. Esses últimos recebem troféus e medalhas. Já as duas escolas, primeiras colocadas, tanto a pública quanto a privada, são premiadas com estágios de 20 horas em laboratórios de pesquisa do departamento de Química, para os seis alunos vencedores.

A prova da segunda fase costuma ocorrer entre outubro e novembro e o estágio, no mês de março do ano seguinte. Para agendar as visitas e dar início às atividades das Olimpíadas, os interessados devem ligar para os telefones: (16) 3315.4387, 3315.3856, 3315.0400 ou 3315.4466. Ou ainda mandar mensagem para o e-mail: ceiqdq@ffclrp.usp.br. Saiba mais sobre as Olimpíadas de Química da USP de Ribeirão, acessando o site do CEIQ.

Mais informações: (16) 3315.4387 – e-mail: ceiqdq@ffclrp.usp.br

Por: Rita Stella