Prédios da USP Ribeirão têm novo sistema de acesso

Os prédios da Biblioteca Central e da Prefeitura do Campus da USP em Ribeirão Preto estão com novo sistema de acesso, desenvolvido pela própria Universidade. Ainda em fase de implementação e ajustes para melhoria do sistema, os usuários, alunos, professores e funcionários precisam do cartão USP para liberar o acesso a esses prédios.

No futuro, o Cartão USP, uma ferramenta com várias funções, terá outras utilidades no campus local, como a inserção de créditos de alimentação para o Restaurante Universitário e para acesso aos espaços do Centro de Educação Física e Esportes (CEFER).

Em maio último já foi feito piloto para acesso ao Restaurante Central, para identificação de cartões defeituosos que necessitavam ser trocados ou regularizados. Também num futuro próximo, o Cartão USP dos alunos será utilizados para carregar créditos para serem utilizados no Restaurante Central, substituindo o sistema de compra de ticket. Esse processo deve acontecer inicialmente para os bolsistas de alimentação.

Para os usuários externos continua o mesmo sistema existente hoje. Eles se cadastram e um funcionário do setor libera o acesso ao prédio.

Segurança

O uso do Cartão para acesso aos prédios visa maior segurança da comunidade uspiana, portanto, utilizá-lo diariamente em local visível facilita a identificação de usuários internos e externos, pelos agentes de segurança. Também vai facilitar o controle do uso de seus espaços por visitantes e a tomada de decisões.

Depois de implementado, se algum usuário interno tiver problema no cartão, receberá outro, somente para uso naquele local e momento e deverá procurar a Seção de Graduação (para alunos de graduação), pós-graduação (para alunos da pós) ou Seção de Pessoal (para professores e funcionários) para corrigir a falha ou requerer nova via. Segundo os responsáveis pela implementação, os usuários devem ficar atentos, pois o sistema aceita somente a última via emitida do cartão, desde que esteja ativada nos sistemas USP.

No campus de Ribeirão Preto, a Escola de Enfermagem (EERP), a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFRP) e o estacionamento da Faculdade de Medicina (FMRP) já utilizam o Cartão USP, uma prática de muitos anos no prédio da reitoria da Universidade.

Mais informações (16) 3315.3587, com Emerson.

Por: Rosemeire Soares Talamone