Movimento pela Inovação chega a Ribeirão Preto

Iniciativa da ‘Desenvolve SP’, em parceria com Supera Parque, pretende auxiliar ‘startups’ e pesquisadores a colocar seus projetos de inovação no mercado

A partir do dia 31 de agosto, o Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto recebe o terceiro evento “Movimento pela Inovação”. Idealizado pela Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista para apoiar empresários e pesquisadores que desejam tirar seus projetos inovadores do papel, o objetivo é aproximar pesquisadores, startups e empresários às principais instituições de fomento e, assim, impulsionar os investimentos em inovação no Estado.

A Agência disponibiliza equipe para o atendimento individual de empresários e empreendedores até dia quatro de setembro. “É um evento aberto para empreendedores e empresários de Ribeirão Preto e região visando, principalmente, as indústrias dos Arranjos Produtivos Locais da Saúde e do Software”, explica Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque.

A ação conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Centro Paula Souza, Sebrae-SP, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também com os fundos de investimento e parques tecnológicos. Em Ribeirão Preto, conta com o apoio do Centro da Indústria do Estado de São Paulo (CIESP).

Em Ribeirão Preto, este é o terceiro Movimento pela Inovaçã” no Estado. Nos dois primeiros, em São Carlos e em São José dos Campos, foram atendidos mais de 120 empresários e pesquisadores. “A inovação está ao alcance de todos. Ao encurtar a distância entre os centros de pesquisa, empresas e instituições de fomento, o conhecimento científico produzido pode ser transformado mais rapidamente em produtos e negócios de sucesso, gerando riqueza para a sociedade e o desenvolvimento do estado”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.

Na abertura do evento, o superintende de Negócios da Desenvolve SP, Eduardo Saggiorato, apresenta as linhas de financiamento para inovação e explicará os tipos de projetos que podem ser apoiados pela instituição.

Durante toda semana, uma equipe da Desenvolve SP está no Supera Parque para atendimento individual aos empresários que desejam encaminhar propostas de financiamento ou conhecer melhor as linhas e opções de crédito disponíveis. Os interessados devem fazer o pré-agendamento pelo e-mail: supera@fipase.org.br ou telefone (16) 3315 4730.

Movimento pela Inovação

O Movimento pela Inovação é uma iniciativa da Desenvolve SP, com a participação de importantes instituições como FAPESP, Embrapii, IPT, Centro Paula Souza, Sebrae-SP, Finep, BNDES, entre outros. A ação pretende apoiar empresas, startups e pesquisadores a investir em inovação, encurtando a distância entre os centros de pesquisa, empresas e instituições de fomento, para transformar o conhecimento produzido em parques tecnológicos, incubadoras e universidades em produtos e negócios de sucesso, gerando empregos e renda. Saiba mais em desenvolvesp.com.br/movimento-pela-inovacao.

Supera Parque

O Parque Tecnológico de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase (Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde), Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e está instalado no Campus da USP local. Nele, estão instalados a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Centro de Negócios.

Entre incubadora e centro de negócios, já são 50 as empresas instaladas no Parque, atuantes nas áreas: de biotecnologia, medicina humana e veterinária, tecnologia da informação, além de empresas no ramo de equipamentos médico-hospitalares, odontológicos e instrumentação.

Fipase – A Fipase, criada em 2001, por meio de lei municipal, atua no desenvolvimento da indústria de equipamentos e produtos de saúde em Ribeirão Preto, e no apoio aos setores de tecnologia da informação, biotecnologia, química, fármacos e cosméticos. Mantida pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Fipase é a gestora da marca Supera que dá nome à Incubadora de Empresas, ao Centro de Tecnologia e ao Parque Tecnológico.

Mais informações: (16) 98152.0398

Por: Assessoria de Imprensa do Supera Parque Tecnológico