Existência compartilhada

“Refletir sobre a sua própria experiência” é o que oferece as reuniões do Grupo Comunitário de Saúde Mental, espaço dedicado aos cuidados à saúde mental e ao amadurecimento pessoal. O Grupo é uma parceria do Centro de Psicologia Aplicada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP com o Hospital Dia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP.

São encontros divididos em três etapas: o Sarau, onde os participantes contam suas experiências a partir do contato com músicas, livros e filmes; o compartilhamento de experiências vividas no dia a dia e, por último, a reflexão sobre o trabalho feito durante o encontro.

Segundo Sergio Ishara, médico assistente do Hospital das Clínicas da FMRP e coordenador do programa, primeiro é proposta a interação do grupo com a cultura. Em seguida, o participante toma conhecimento de como os acontecimentos do cotidiano podem se tornar oportunidades de formação e realização pessoal. E por último, realiza-se uma reflexão sobre a vivência no grupo. “As pessoas têm se mostrado gratas por encontrarem um local onde podem reconhecer e valorizar as próprias experiências e aprender com os outros”, afirma.

Ishara lembra que no campo do ensino, “o Grupo Comunitário tem servido de espaço de estágio para alunos e profissionais de saúde mental que podem conhecer uma abordagem que valoriza a pessoa humana e a comunidade, em um processo de interação onde qualquer um pode se tornar protagonista do cuidado”.

Abertos aos interessados em geral, as reuniões são gratuitas e acontecem em diversos lugares da cidade: no Hospital Dia do Hospital das Clínicas da FMRP, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, no Espaço de Cultura e Extensão Universitária (ECEU) da FMRP, no Centro de Saúde (CSE) da Vila Tibério e no Núcleo de Saúde da Família – Eugênio Mendes Lopes.

Também é realizado um encontro anual, com os integrantes que participaram do programa ao longo do ano. Esse encontro é aberto e a inscrição pode ser feita no site do grupo, onde também pode ser acessada a agenda dos encontros. Será no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, no dia 14 de novembro, das 8 às 12h30.

O Grupo

Criado em 1997, o grupo é coordenado por Ishara, no Hospital Dia, e tem o suporte da professora Carmen Lúcia Cardoso, pela FFCLRP. Desde 2009, conta com bolsistas do Programa Aprender com Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, com supervisão da professora Sonia Regina Loureiro, da FMRP. Também participam alunos de pós-graduação para o desenvolvimento de pesquisa e estudos. Segundo Ishara, o Grupo objetiva ser o mais heterogêneo possível, pois “por meio da diversidade pode-se aprender mais”. Ainda, diz o coordenador, a ideia é que as reuniões recebam as pessoas independentemente de qualquer condição ou papel social.

Mais informações: (16) 3315-4621 e-mail: contato@grupocomunitario.com.br

Por: Gabriela Vilas Boas.

Edição: Rosemeire Soares Talamone

One Response to Existência compartilhada

1. Lia Carvalho disse:

Tenho estado encantada e apaixonada pelo Grupo Comunitário.
    Refletir sobre o cotidiano e valorizar a vida, o que as pessoas tem de melhor veio de encontro com minha proposta de vida profissional e pessoal.
    Prevenir e promover a saúde mental através do compartilhamento de experiências é uma aventura inenarrável.
    Gratidão
    Liamar Carvalho – Psicóloga Saúde Mental – Vila sônia