Seminário Internacional sobre delinquência juvenil

Na quarta-feira, 30 de setembro, das 9h às 16h45, é dia do nono Seminário Internacional sobre Delinquência Juvenil, no auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP.

O evento terá cinco conferências e um workshop. No período da manhã, a primeira conferência será A criminologia no mundo lusófono e a experiência da Associação Internacional de Criminologia da Língua Portuguesa, com o professor Marcus Alan Melo Gomes, do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará; a segunda contará com a participação do professor Emilio Viano, do  Presidente da Sociedade Internacional de Criminologia, que falará O que funciona e o que não funciona na mudança de comportamento?, a terceira abordará Os princípios da Lei do SINASE, com o professor Cláudio do Prado Amaral da FDRP da USP e Juiz de Direito Titular da 2ª Vara Criminal e Infância e Juventude de São Carlos – SP.

A partir das 14h15, os temas serão: Adolescentes em conflito com a lei: relações entre o comportamento delituoso e o de uso de substâncias psicoativas, com Elvio Bono pós-graduando em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e O Centro de Pesquisa e Documentação como fonte de informação e pesquisa científica, com Ana Cristina do Canto Lopes Bastos, coordenadora do Centro de Pesquisa e Documentação da Escola para Formação e Capacitação Profissional da Fundação CASA-SP.

A última atividade será às 16 horas, com o workshop Acompanhamento Socioeducativo e adolescentes em conflito com a Lei: atividades de intervenção psicoeducativas, com coordenação das professoras Marina Bazon da FFCLRP e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP) da USP, e Ruth Estevão, professora aposentada da FFCLRP e coordenadora do Programa de Liberdade Assistida da Organização Comunitária Santo Antônio Maria de Claret (OCSAMC) de Ribeirão Preto.

As inscrições estão esgotadas e o evento é uma realização da OCSAMC, da GEPDID-USP e Instituto de Estudos Avançados de Ribeirão Preto (IEARP) da USP.

O Auditório do FDRP fica no campus USP em Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3900.

Mais Informações aqui ou pelo telefone (16) 3622 4830 / e-mail: ocsamc@ig.com.br

Por: Gabriela Vilas Boas