Busca por ações para melhorar a segurança no Câmpus reúne USP e polícias Civil e Militar

O Câmpus da USP em Ribeirão Preto deve investir ainda mais em vigilância eletrônica e nas parcerias com as Polícias Militar e Civil, especialmente para treinamentos dos Agentes da Guarda Universitária, em relação ao monitoramento eletrônico.

portaria

Essas foram algumas das conclusões da reunião do último 21 de outubro que discutiu segurança no Câmpus. O evento reuniu, na Prefeitura da USP em Ribeirão Preto (PUSP-RP), o prefeito e o vice-prefeito do Câmpus, professores Osvaldo Luis Bezzon e Wagner Eustáquio Paiva Avelar, respectivamente; servidores da PUSP-RP e representantes das Unidades de Ensino e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) e das Polícias Militar e Civil.

O professor Bezzon, fez um breve relato sobre a criação da Superintendência de Segurança na USP e sua relação com os câmpus do interior, lembrou  do projeto de segurança para o Câmpus local, que vem sendo discutido numa comissão especifica, e das dificuldades enfrentadas para o controle de acesso à área rural da USP Ribeirão.

Comentou também sobre a colocação de câmeras no local, que está em fase final de licitação, o que foi comemorado pelo delegado do 3º Distrito Policial, Gino Santana. Para o delegado, essa é a melhor opção em questão de segurança e citou, como exemplo bem sucedido de vigilância eletrônica, o projeto Olhos de Águia no centro de Ribeirão Preto.  Já o investigador chefe da polícia, Wesley Prudente, sugeriu treinamento para a Guarda Universitária utilizar de forma maximizada os equipamentos de monitoramento que já estão instalados.

Sobre a presença da polícia no Câmpus, o professor Bezzon lembrou que o entendimento anterior da Superintendência de Segurança da USP, e da própria Polícia na época, era de que seria muito melhor aproveitada, e sem necessidade de altos custos de investimentos, a presença de uma base móvel da Polícia na USP Ribeirão. Lembrou das atribuições da Prefeitura e nos bons resultados que a retirada dos caixas eletrônicos trouxe para a segurança.

O capitão Marcelo Henrique Figueiredo, comandante da 3ª Companhia do Batalhão da Policia Militar, disse que, além da USP, sua companhia atende todo o entorno que vai até a Av. Caramuru, uma população estimada em 180 mil pessoas, com uma viatura para cada oito bairros e uma somente para a USP.

Ocorrências diminuíram nos últimos meses

Diferentemente do que foi divulgado na imprensa, o capitão lembrou que, nos últimos meses, diminuiu o número de ocorrências na USP, e que alguns dados são conflitantes entre as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda, em função de muitas vítimas não fazerem Boletim de Ocorrência. “É de extrema importância o Boletim de Ocorrência, pois é por meio desses dados que traçamos nossas ações. Um dos maiores problemas no Câmpus é o estacionamento de forma irregular, o que gera cerca de 20 chamadas diárias”, enfatizou o capitão.

Além de uma campanha de conscientização para os usuários utilizarem o 190, sugeriu que a comunidade uspiana utilize mais a Polícia Militar para palestras sobre segurança.  Sobre as estatísticas, a professora Lidia Rossi, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, sugeriu a integração dos dados da USP e da Polícia.

Sobre a questão da vigilância eletrônica, o chefe da Seção de Informática da PUSP-RP, Emerson Renato Cavallari, fez relato sobre os projetos para instalação de mais câmeras em locais estratégicos e, ainda, sobre as diversas possibilidades tecnológicas para controle de entrada e saída. Lembrou que cada opção terá seus prós e contras. “Só a mudança estrutural para adaptar as entradas e saídas do Câmpus, para uma fiscalização mais rigorosa, está orçada em seis milhões de reais”.

A representante da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP, Denise Martins Fontes Gonçalves, informou que a Unidade faz estudos para implantar câmeras nos estacionamentos e agradeceu o trabalho prestado pelos policiais Delfino e Lopes, que atendem ao Câmpus. Na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, os policiais, segundo Julio Lippi, Assistente Administrativo da Unidade, ajudaram no melhor posicionamento dos vigias, o que já foi suficiente para não haver mais problemas nos estacionamentos do local.

Já para o representante do HC-FMRP, Adriano Lima, os problemas com segurança no Câmpus devem ser enfrentados com pequenas ações de forma contínua, como por exemplo, o investimento em tecnologia e mais parcerias com a polícia. “Se ficarmos procurando uma solução macro, que atenda todas as necessidades de uma só vez, não vamos conseguir chegar a um final satisfatório, por isso, sugiro pequenas ações que contemplem de forma contínua cada um dos problemas que o Câmpus enfrenta hoje”.

Finalizando, o professor Pietro Ciancaglini, vice-diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e presidente da Comissão de Prevenção e Proteção do Câmpus, lembrou dos problemas que ainda são enfrentados com as constantes festas na USP local, organizadas pelos alunos, mesmo que proibidas, e da falta de uma definição jurídica sobre a questão da proibição e de penalidades dessas festas.

Mais informações: (16) 3315.3522

Por: Rosemeire Soares Talamone