Curso de verão em biologia Celular e molecular

Estão abertas, até 30 de outubro, as inscrições para o décimo terceiro Curso de Verão em Biologia Celular e Molecular, que será de 24 de janeiro a 6 de fevereiro de 2016. A promoção é do Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos (BIOCEL) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

O objetivo do curso é fornecer e ampliar os conhecimentos em biologia celular, ferramentas computacionais, técnicas de investigação científica, e introduzir as linhas de pesquisa realizadas no Departamento. As aulas serão ministradas por alunos e orientadores do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular.

Voltado para graduandos, os interessados não podem estar cursando o primeiro semestre do curso de graduação ou ter sido aprovação em outros programas de pós-graduação, e devem ter cursado, no mínimo, duas das seguintes disciplinas: Biologia Celular, Biologia Molecular, Bioquímica ou Genética, até a data de início do curso. Durante o curso, os alunos selecionados terão a oportunidade de realizar estágio no laboratório, de acordo com a linha de pesquisa escolhida.

As inscrições para o Curso de Verão são gratuitas e podem ser feitas online. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 11 de novembro, e o regulamento para inscrição está disponível aqui.

O curso será realizado no Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos (BIOCEL) da FMRP, campus da USP em Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3900.

Prêmio Lucien Lison

Durante o décimo terceiro Curso de Verão em Biologia Celular e Molecular da FMRP, o melhor trabalho apresentado receberá o Prêmio Lucien Lison. O prêmio é uma homenagem ao pesquisador Lucien Alphonse Joseph Lison (1908-1984), que nasceu em Trazeguier, Bélgica, e cursou medicina na Universidade Livre de Bruxelas, graduando-se em 1931. O pesquisador é referência no meio cientifico e entre seus principais trabalhos está o desenvolvimento de um novo histofotômetro, a criação de uma técnica de quantificação de DNA em diversos tipos de células, além da publicação de livro-texto sobre histoquímica animal.

No ano de 1953, Lucien Lison foi convidado pelo professor Zeferino Vaz, fundador e diretor da FMRP, para lecionar no Departamento de Histologia da unidade. Após um ano, o Departamento de Anatomia da Unidade foi unificado ao Departamento de Histologia, originando assim o Departamento de Morfologia, coordenado pelo Lison. No final da década de 50, iniciou a criação da Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras (FFCLRP), onde foi diretor entre 1963 e 1968.

Mais informações: (16) 3602-3270 e-mail:  inscricaovcbiocel@gmail.com

Por: Crislaine Messias