Pesquisadores lançam obra sobre práticas de ensino-aprendizagem

Acaba de ser lançado o livro Elos da cidadania: localidade, escola e ação, organizado pela professora Andrea Coelho Lastória, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Antonio Vitor Rosa, educador, também da FFCLRP.  Produzido e editado pelo Grupo de Estudos da Localidade (ELO), a obra de 184 páginas é uma coletânea com diferentes práticas socioeducativas bem-sucedidas e que relatam a vivência didática com os alunos de ensino infantil à superior, com ênfase na cidadania.

Uma das práticas relatada no livro é ‘Comer e votar é só começar’. Nesse processo os alunos do ensino fundamental foram convidados a criarem partidos políticos. Fizeram debates, curta metragem, marketing político e jingles. Depois, assistiram os vídeos e votaram nos partidos que consideraram melhores. Após as atividades as crianças foram convidadas a refletirem sobre o processo.

Também estão relatadas vivências de temas como: o lixo e a cidadania, a história de bairros, a relação campo e cidade, o ensino de astronomia e as manifestações históricas e culturais afro-brasileiras.  Para a professora Andrea, coordenadora do ELO, “foram práticas inovadoras, porque as práticas saem dos livros didáticos, são criativas e estimulam o processo educativo”.

Parcerias

O projeto é uma parceria do Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador (LAIFE), Comissão de Cultura e Extensão, Departamento de Educação, Informação e Comunicação (DEDIC) e Grupo ELO, todos da FFCLRP, com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Além dos pesquisadores do ELO, participaram graduandos em Pedagogia, Licenciatura em Ciências (EAD) e Física Médica, todas da FFCLRP, professores de escolas públicas e particulares da cidade e da região, além de funcionários e docentes da FFCLRP.

Num primeiro momento envolveu o processo de ensino e aprendizagem de alunos das escolas públicas e particulares, graduandos e professores da USP e das escolas de Ribeirão Preto. Professores e alunos do grupo ELO pesquisaram, buscaram dados, planejaram, executaram e avaliaram o processo de ensino e aprendizagem no projeto.

O livro será distribuído gratuitamente para 103 escolas estaduais, e para professores de História e Geografia das escolas municipais de Ribeirão e microrregião, e para os alunos de Pedagogia da FFCLRP.

Grupo ELO

ELO é uma comunidade de aprendizagem profissional da docência, que desenvolve seus estudos, trabalhos e projetos focados em Ribeirão Preto e microrregião.

Os participantes são professores da educação básica até o ensino superior, das redes públicas e privadas, pesquisadores, graduandos e pós-graduandos em Pedagogia, Geografia e História. O grupo busca aperfeiçoar, analisar e estudar o ensino e a aprendizagem, compartilhar experiências e conhecimentos sobre a docência nas áreas de História, Geografia e Educação Ambiental escolar, além de desenvolver materiais que possam auxiliar os docentes.

Mais Informações: (16) 3315-3845/ (16)3315-3634

Por: Gabriela Vilas Boas