Palestra sobre base nacional comum curricular

Dia 11 de março, às 9 horas, tem mesa-redonda Base Nacional Comum Curricular: Contribuições para o Debate. O objetivo é discutir o tema a partir das contribuições de especialistas que vêm trabalhando com questões educacionais, tanto no âmbito da Educação quanto da Psicologia.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento em fase de elaboração sob a coordenação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que terá força de lei na definição dos conteúdos e saberes necessários para cada ano da Educação Básica.

A abertura do evento fica por conta dos professores Zilma de Moraes Ramos de Oliveira e Marcelo Motokane, ambos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Eles vão falar sobre as questões conceituais e práticas da Base Nacional Comum Curricular especificando suas aplicações na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Em seguida, a primeira mesa de discussões será composta pelas professoras Débora Piotto da FFCLRP e Edna Marturano da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, que vão fazer uma análise da BNCC de acordo com as perspectivas da educação e da psicologia.

No período da tarde, às 14 horas, as professoras Elaine Assolini da FFCLRP e Maria Regina Maluf, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) compõem a segunda mesa-redonda, e vão aprofundar a discussão sobre o Ensino Fundamental. Após as mesas haverá espaço para diálogo entre o público e os palestrantes.

O evento conta com a coordenação da professora Sylvia Domingos Barrera da FFCLRP e com apoio do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEARP) e da Rádio USP Ribeirão Preto.  É gratuito, aberto ao público, que para participar deve fazer inscrição online.

A realização é do Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar (LAPEES), Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE), Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Departamento de Psicologia, todos da FFCLRP.

Será no Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP), antigo CIRP, campus USP em Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3900.

Mais informações: (16) 3315-0368

Por: Crislaine Messias e Gabriela Vilas Boas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *