Vem aí a Semana do Meio Ambiente na USP Ribeirão

Entre as atividades palestras, exposições e oficinais de reaproveitamento de alimentos e confecção de hortas, além de ações para redução do consumo de água e de energia elétrica.

De 4 a 10 de junho na USP em Ribeirão Preto tem a Semana do Meio Ambiente com palestras, exposições, campanhas e ações articuladas nas Unidades de Ensino. E as ações se estendem por todo o mês de junho, com promoção da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) do campus local e das Comissões do USP Recicla das Unidades de Ensino. (veja programação abaixo)

A Semana do Meio Ambiente acontece em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. O objetivo é provocar reflexões e indagações sobre a temática socioambiental, propiciar aprofundamentos teóricos e também, fomentar a troca de experiências entre os participantes.

Programação

Durante a semana, haverá a divulgação de fotos de ações de sustentabilidade de alunos, funcionários e docentes organizada pela Comissão do USP Recicla da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP. As imagens podem ser vistas aqui.

Também durante a semana haverá arrecadação de lápis grafite e colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca-texto, marcadores permanentes e marcadores de quadro-branco. Os materiais passam por um processo de reciclagem que transforma os resíduos em matéria-prima, que é usada para a produção de outros objetos como bancos e lixeiras. As caixas de coleta estarão nas portarias do Prédio Central, do Anexo A, do Bloco Didático e Multidisciplinar da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

A exposição itinerante de fotografias com o tema Natureza em Risco, promovido pela Comissão do USP Recicla da EERP e pela Liga de Saúde Ambiental da EERP, com apoio da Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus local (PUSP-RP), estará na Praça de Leitura, na EERP. As fotos ilustram os problemas ambientais ao descarte inadequado de resíduos no Campus de Ribeirão Preto.

Dia 4/6 – Entre 10h e 11h30 – Oficina sobre Aproveitamento Integral dos Alimentos, coordenada por Isabel Cristina Simões Correa, bolsista do USP Recicla e aluna da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. A oficina, promovida pela SGA-RP, contará com aula sobre o aproveitamento máximo dos alimentos, além de dicas de receitas e degustação. Participação gratuita e aberta ao público, com inscrições aqui. Será na Casa de Estudantes da PUSP-RP, Bloco F, na Av. Profº Drº Zeferino Vaz, Campus da USP.

Dia 6/6 – A partir das 9 horas, no Auditório I da EERP, acontece a palestra Mudanças Climáticas e os Impactos na Saúde, com a professora Angela Maria Magosso Takayanagui. E às 10h tem a palestra por videoconferência com Henrique Pacini que é formado em economia pela FEARP, atualmente é Economic Affairs Officer da United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD). A videoconferência abordará os impactos e as propostas da Conferência do Clima de 2015 em Paris.  O evento é promovido pela Comissão do USP Recicla da EERP e pela Liga de Saúde Ambiental da EERP. A inscrição para as duas palestras pode ser feita aqui.

A partir das 15 horas na área de quiosques da cantina na EERP, tem oficina de Iniciação à compostagem, pela SGA, a partir das 15 horas. O evento é coordenado por Aaron Felipe Grassmann, estagiário da SGA e aluno do curso de Administração da FEA-RP. Contará com abordagem de conteúdos básicos no tratamento de resíduos orgânicos e prática de técnicas de compostagem. A oficina é promovida pela SGA-RP com apoio da Comissão do USP Recicla da EERP e Liga de Saúde Ambiental da EERP.

Na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP tem ação para informar alunos e funcionários sobre a redução do consumo de água e dicas para a economia de energia elétrica, promovida pela Comissão do USP Recicla da FMRP A intervenção acontece durante o todo o período da manhã, no Prédio Central, Anexo A, Bloco Didático e Multidisciplinar.

Dia 7/6 – Entre 13 e 14 horas, apresentação de vídeos Imagem e Ação, com a temática ambiental que propõe a discussão entre os participantes sobre problemas ambientais. Será no Anfiteatro André Jacquemin, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).  A promoção é da Comissão do USP Recicla da FFCLRP.

Às 14 horas, no Anfiteatro da FDRP, tem palestra sobre A implantação de Sistemas de Coleta de Água Pluvial e as precauções necessárias acontece às 14h. A promoção é das Comissões do USP Recicla das Faculdades de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e de Direito de Ribeirão Preto (FMRP), da USP. O palestrante é o professor José Rodolfo Scarati do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da USP, pesquisador nas linhas de Modelagem Hidrodinâmica, Drenagem Urbana e Segurança de Barragens, gestão sustentável da drenagem urbana, mapeamento de risco de inundações e avaliação de impactos de barragens. O evento será gratuito e sem necessidade de inscrição.

Dia 8/6 – Entre 9 e 12 horas, mesa-redonda Sociedade Meio Ambiente: indagações filosóficas e existenciais, com a participação dos professores Valquíria Padilha, da FEARP, e Marcio Henrique Ponzilacqua, da FDRP. O evento promove o aprofundamento teórico na área a partir de referenciais da filosofia, sociologia e da ciência política, com autores como Bourdieu, Gramsci e teóricos críticos. Será Anfiteatro do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTIRP) e é organizada e promovida pela SGA-RP.

Das 12h30 às 13h30, tem a ação Drops de Hortelã na cantina do Seu Zé na FFCLRP, com atividades artístico-ambiental. É organizado pelo projeto “Contribuindo para a Ambientalização da FFCLRP” e Centro Estudantil da Biologia (CEB) com apoio da Comissão do USP Recicla, ambas da FFCLRP.

Às 14 horas, a Comissão do USP Recicla da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirao Preto (EEFERP) promove a doação de adubos orgânicos da composteira da unidade, além de mudas de árvores frutíferas para as 50 primeiras pessoas que chegarem ao local, Bloco 1, da EEFERP.

Às 16 horas, o professor Marcio Henrique Ponzilacqua participa da mesa-redonda Agronegócios e impactos ambientais em Ribeirão Preto‏.  O evento será no Bloco Didático do Departamento de Química da FFCLRP e integra o Dia do Meio Ambiente promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do Departamento de Química da FFCLRP. As inscrições podem ser feitas aqui.

Dia 9/6 – Das 10h às 12h30 tem a atividade SustentAção: ação artístico cultural em Educação Ambiental, que expõe trabalhos elaborados pelos alunos da disciplina de Educação Ambiental, que será no Centro de Vivência das Exatas da FFCLRP. É uma organização dos alunos da disciplina Educação Ambiental do Departamento de Biologia, com apoio da Comissão do USP Recicla da FFCLRP.

Dia 10/6 – Das 8 às 10h, tem a palestra Meio ambiente – qual o meu papel? com a professora Izabel Cristina Fröner no Anfiteatro da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP. Antes da palestra tem troca de materiais usados, em funcionamento e bom estado de conservação, como livros, apostilas, revistas, CD’s e roupas, na Estante de Trocas FORP – USP Recicla. As atividades são promovidas pela Comissão do USP Recicla da FORP.

Dia 15/6 – Às 16h tem a oficina de Confecção de Sabão, com Maria Esther Imamura, bolsista do USP Recicla e aluna da EERP e promovida pela SGA-RP. A oficina auxilia os participantes a fazerem sabão em pedra reaproveitando o óleo de cozinha, ou seja, dar utilidade para o produto que causaria impacto ambiental negativo. O sabão em pedra é eficiente na remoção de manchas de graxas e gorduras de roupas e utensílios de cozinha, além da alta qualidade, livre de química nociva e tolerável ao meio ambiente. Será na Moradia CREU, na Rua Prof. Pedreira de Freitas, no campus da USP local. A oficina é gratuita e as inscrições serão abertas próximo o evento.

Dia 16/6 – Às 14 horas, palestra Custos da Preservação Ambiental, com a professora Maisa de Souza Ribeiro, do Departamento de Contabilidade FEARP, promovida pela Comissão do USP Recicla da FEARP. O evento é gratuito e sem necessidade de inscrição. Será na sala 1, bloco 2 da FEA-RP.

Dia 22/6 – Ás 16 horas tem Oficina Horta orgânica em caixotes, coordenada pela bolsista do USP Recicla e aluna da FFCLRP. O evento é organizado pela SGA-RP e conta com orientações sobre hortaliças, dicas de manutenção e montagem da horta. Será gratuito e aberto ao público, na moradia Vila Estudantil próximo a área dos bancos, no campus Ribeirão Preto. A oficina é gratuita e as inscrições serão abertas próximo ao evento.

Mais informações: (16) 3315-3584

Por Giovanna Grepi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *