Guia ensina a construir vetores para clonagem

Pesquisadoras do Centro de Terapia Celular da USP (CTC) e do Hemocentro de Ribeirão Preto acabam de lançar Manual de Construção de Vetores de Expressão. A publicação traz técnicas, ferramentas, sugestões de materiais, softwares e protocolos, explicando cada etapa do processo para a criação de vetores de clonagem.

Os vetores de expressão são plasmídeos (molécula de DNA extra, geralmente presente em algumas bactérias) ou vírus. Utilizando técnicas de biologia molecular, nesses vetores são inseridos genes que se desejam manipular e, após, são introduzidos em bactérias, por exemplo, que passam a expressar o gene desejado.

São os vetores que possibilitam a produção de proteínas diferentes das normalmente geradas pela célula, a partir de um DNA externo. São vetores de clonagem com todos os elementos genéticos que permitem a expressão de proteínas recombinantes.

As autoras são Naiara Saito Vedoveli e Virginia Picanço e Castro. O guia que produziram está disponível para download gratuito no site do CTC e é dirigido a pesquisadores que atuam com técnicas de clonagem e recombinação gênica.

Mais informações: (16) 21019350

Por: Eduardo Vidal, CTC-USP, CEPID Ribeirão Preto

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *