Ribeirão Preto será sede da Conferência Internacional de Ética na Enfermagem

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP e a International Care Ethics (ICE) Observatory, da University of Surrey, na Inglaterra, promovem em Ribeirão Preto, nos dias 14 e 15 de setembro, a 17ª Conferência Internacional de Ética na Enfermagem.

Na edição deste ano, o tema será Ética e Direitos Humanos no Cuidado à Saúde e o principal objetivo é divulgar resultados de pesquisas sobre questões acerca dos direitos humanos e o cuidado à saúde. A conferência também prevê a integração entre profissionais das áreas de saúde, direito e afins e a interação de pesquisadores de ética e direitos humanos.

A Conferência Internacional de Ética em Enfermagem é realizada por líderes de Enfermagem da University of Surrey e na edição de 2013 lideranças do International Care Ethics Observatory em parceria com grupos de pesquisadores brasileiros decidiram que a sede seria no Brasil, com direção da EERP. Segundo os organizadores, essa decisão se deu em função da EERP, desde 2009, manter integração com o International Care Ethics Observatory, sediado na University of Surrey, School of Health & Social Care, Department of Nursing, na Inglaterra, por meio dos Grupos de Estudos e Pesquisas sobre Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES) e em Comunicação no Processo de Enfermagem (GEPECOPEn).

No evento em Ribeirão Preto serão apresentados resumos de trabalhos científicos que deverão ser enviados pelo site até o dia 27 de julho. Esses trabalhos devem abordar temas relacionados à Ética e Direitos Humanos no Cuidado à Saúde e serão apresentados oralmente, em português ou inglês em sessões paralelas.

As inscrições podem ser feitas aqui e custam R$ 550,00 até o dia 10 de agosto. Após essa data, o valor sofrerá alteração.  Será no Stream Palace Hotel, Rua General Osório, 850, Ribeirão Preto, São Paulo. A programação completa do evento está disponível para download aqui.

Presenças confirmadas

Entre os palestrantes, a professora Ann Galagher, da disciplina de Ética e Cuidado, da Faculdade de Saúde e Ciências Médicas da Universidade de Surrey. Ann é enfermeira com PhD em Ética Profissional e mestre em filosofia. Já atuou na presidência do International Care Ethics Observatory e, atualmente, preside o Comitê de Ética da Universidade de Surrey e é editora-chefe do International Journal of Nursing Ethics desde 2009.  Também o professor Douglas Olsen, associado da Escola de Enfermagem da Michigan State University, dos Estados Unidos. Ministra a disciplina de Ética em Atenção à Saúde e Enfermagem Psiquiátrica na Universidade de Yale, onde presidiu o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem por mais de uma década. Hoje é editor associado da Nursing Ethics Journal e editor colaborador em ética para The American Journal of Nursing, também dos Estados Unidos. E a professora Joan McCarthy, da disciplina de Ética da Saúde e coordenadora do Mestrado em Ética no Cuidado Paliativo da Escola de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade College Cork, na Irlanda. Joan é Membro do Comitê Nacional Irlandês de Bioética, do Comitê de Ética em Enfermagem e Obstetrícia da Irlanda, e do Conselho Consultivo do Observatório Internacional de Ética na Saúde no Reino Unido.

Mais informações no site: http://www.braziliannursing.com.br/ethicsconference/

Por: Stella Arengheri.