Abuso de álcool e drogas

O Programa de Ações Integradas para Prevenção e Atenção ao Uso de Álcool e Drogas na Comunidade (PAI-PAD), ligado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, promove entre os dias 1 e 6 de dezembro a Semana de Alerta sobre o Uso Abusivo de Álcool e Drogas, com o tema Intervenções de Prevenção em Escolas.

Realizada desde 2003, a semana deste ano terá palestras, mesas redondas, roda de conversas, apresentação de filme, seminário e simpósio. A abertura será no dia 1º de dezembro, às 7h30, com orientações sobre prevenção e atenção ao uso de álcool e drogas, feitas pela equipe do PAI-PAD no Saguão Principal do Hospital das Clínicas, campus da USP em Ribeirão Preto. As demais atividades da semana serão desenvolvidas em diversos locais do campus.

Encerra a semana, no dia 6 de dezembro, às 8 horas, o Simpósio do PAI-PAD, com a professora Teresa Barroso, da Escola de Enfermagem de Coimbra, Portugal; a médica Ana Cecília Marques, psiquiatra, presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Álcool e Drogas (ABEAD); e a psicóloga Jane Moraes Lopes, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. O Simpósio será no Anfiteatro do Bloco Didático da FMRP, Av. Bandeirantes, 3900, campus da USP, Ribeirão Preto.

A Semana de Alerta sobre o Uso Abusivo de Álcool e Drogas é gratuita, aberta ao público, sem necessidade de inscrição. Para participar basta ligar para o telefone (16) 3904-9474 e confirmar presença em qualquer uma das atividades.

Mais informações: 3904-9474 ou pelo e-mail: paipadt@fmrp.usp.br.

Por: Breno Berlingeri Campos