USP oferece vagas à terceira idade para diversas atividades

Estão abertas no período de 15 a 29 de julho, as inscrições para as atividades, gratuitas, do programa Universidade Aberta à Terceira Idade para o segundo semestre de 2016, nas várias Unidades da USP. O programa oferece vagas nos câmpus da capital e do interior, para disciplinas regulares oferecidas nos cursos de graduação e atividades como palestras, cursos, excursões, práticas esportivas e didáticos-culturais. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRECEU) e realizada pelo Núcleo de Direitos da USP. Os interessados não precisam ter vínculo com a Universidade e devem ter mais de 60 anos.

Campus USP Ribeirão

O câmpus da USP de Ribeirão Preto, também participa está engajado no programa Universidade Aberta à Terceira Idade, e oferece várias opções de cursos, palestras, oficinas, seminários, divididas nas categorias Disciplinas Regulares, Atividades Didáticos-Culturais, Atividades Físico–Esportivas.

A Escola de Educação Física e Esporte (EEFERP) promove Programa de Educação Física para Idosos, com o objetivo de desenvolver atividades que promovam divertimento e interações sociais. Inscrições e informações: (16) 3315.0346.

Já a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFRP) oferece vagas na disciplina físico-química. Ainda na FCFRP, nas atividades didático-culturais, tem a palestra Associação Ribeirão-pretana de Ensino, Pesquisa e Assistência ao Hipertenso: Uma efetiva parceria com a Universidade para a prevenção da morbi-mortalidade cardiovascular em Ribeirão Preto – SP. Serão sempre as terças-feiras, das 9 às 12 horas, a partir do dia 26 de junho até 20 de dezembro, sem necessidade de inscrição. Também haverá ciclo de palestras para melhor idade com temas variados, no dia 30 de setembro, das 13h30 às 17 horas, sem necessidade de inscrição. Mais informações (16) 3315.4161.

A Faculdade de Direito (FDRP) traz a terceira idade aulas de Filosofia do Direito com o professor Nuno Manoel Morgadinho dos Santos Coelho. A FDRP também oferece o curso Noções Gerais de Direito, como atividade didático-cultural, com a professora Fabiana Cristina Severi. O objetivo é oferecer conhecimentos básicos na área de Direito e sua influência no cotidiano, de 17 de agosto a 23 de novembro, quartas-feiras, das 14 às 16 horas. Inscrições até 29 de julho, pelo telefone (16) 3315.9128.

Na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEARP) são oferecidas vagas em 18 disciplinas como, por exemplo, em Planejamento de Sistemas Agroindustriais Sustentáveis, Orçamento Empresarial, Elaboração de Projetos, Administração Pública. Mais informações sobre inscrição pelo telefone (16) 3315.4331.

A Escola de Enfermagem (EERP) oferece vagas na disciplina Administração Aplicada à Enfermagem Hospitalar. Inscrições e informações pelo telefone (16) 3315.4763. Na área didático-cultural, a EERP realiza palestra Núcleo de Pesquisa em Geriatria e Gerontologia, de 10 de agosto a 7 de dezembro, sempre de segunda e quarta-feira, das 14 às 16 horas. Informações pelo telefone (16) 3315.4763.

E na Faculdade de Medicina (FMRP) as vagas são para as palestras do Décimo Ciclo de Palestras: Biomecânica, Ortopedia e Fisioterapia para a Terceira Idade. Os interessados devem ter mais de 50 anos e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (16) 3315.0695. Além disso, a FMRP oferece o curso Entendendo o Envelhecimento do Sistema Nervoso, com o professor Guilherme de Araújo Lucas. O objetivo é mostrar que o cérebro é um órgão com imensa plasticidade, possibilitando, em qualquer época da vida, mudar e melhorar suas funções. Os participantes devem ter mais de 60 anos. O curso acontecerá no período de 10 a 13 de outubro, das 9 às 12 horas. Inscrições pelo telefone (16) 3315.0695. A unidade oferecerá também, a palestra Desvendando as sensações e emoções através do sistema nervoso, que mostrará o funcionamento do sistema nervoso no processamento do cheiro. Acontecerá de 23 a 28 de agosto, das 9 às 12 horas. Inscrições pelo telefone (16) 3315.0695

Na Faculdade de Odontologia (FORP) tem as disciplinas de Periodontia III, Dentística Operatória II e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo-faciais II. O pré-requisito para as disciplinas da FORP é ser cirurgião dentista. Mais informações (16) 3315.3980.

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP oferece vagas nas disciplinas Introdução à Neurociência Computacional e Biologia Molecular Forense. A FFCLRP oferece também a atividade didático-cultural Cineclube CineFilô, no período de 5 de agosto a 16 de dezembro, sempre às sextas-feiras das 16h15 às 19 horas. Inscrições pelo e-mail dq@ffclrp.usp.br.

Na Prefeitura do Campus USP Ribeirão Preto (PUSP-RP) vagas em atividades físico-esportivas, com cursos de treinamento funcional, musculação, pilates e voleibol, todos voltados para a terceira idade. Informações pelo telefone (16) 3315.3561.

Mais informações sobre inscrições, pré-requisitos e períodos de cada atividade aqui

Por: Gabriela Vilas Boas com informações da Assessoria de Imprensa da Reitoria

Imagem: www.noticiasaominuto.com