Escola de Enfermagem comemora 63 anos com várias atividades

No dia 10 de agosto, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, completa 63 anos. Em comemoração ao aniversário, a Escola vai promover eventos gratuitos e abertos aos alunos de graduação e pós-graduação de Enfermagem.

As comemorações já começam na próxima segunda-feira, 8 de agosto, às 14h30 terá a palestra “Construção da Carreira do Enfermeiro”. A palestrante convidada é a professora Lucy Leal Melo Silva da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, que é especialista em orientação profissional. As inscrições para a palestra podem ser feitas aqui.

Ainda no dia 8, às 17 horas, será exibido o filme “The Fundamentals of Caring” (Os fundamentos do cuidado). O longa norte-americano lançado este ano, tem roteiro e direção de Rob Burnett e é baseado no livro The Revised Fundamentals of Caregiving, de Jonathan Evison. Conta a história de um homem que sofreu grandes perdas e após entrar num curso para cuidar de pessoas com deficiência física, muda sua perspectiva de vida. Depois do filme, terá debate com a professora Edilaine Silva Gherardi Donato, da EERP. Para participar, basta se inscrever aqui.

Já no dia 10 de agosto, às 17h30, terá mesa-redonda com o tema “Diversidade e Respeito ao Outro”. A coordenadora do Programa DST/Aids do Ministério da Saúde em Ribeirão Preto, Lis Aparecida de Souza Never, vai falar sobre “Diversidade, gênero e respeito ao outro: atuação do enfermeiro”, e a professora Maria Paula Panúncio Pinto, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, vai abordar “Igualdade, cidadania e direitos humanos:  caminhos para a construção de relações interpessoais saudáveis no contexto universitário”. As inscrições para a mesa-redonda podem ser feitas aqui.

As inscrições ficam abertas até uma hora antes de cada atividade e todas serão no Auditório 2 da EERP, que fica na Avenida Bandeirantes, 3900, câmpus USP Ribeirão.

A EERP

A EERP iniciou suas atividades no dia 10 de agosto de 1953 e conta com os cursos de Bacharelado em Enfermagem e Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem.

Também possui quatro programas de pós-graduação: Enfermagem Fundamental, Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem em Saúde Pública e Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem.

Em 1988, por sua atuação na pesquisa e extensão universitária na área, além de um capital humano e infraestrutura de alta qualidade, foi designada Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem.

A EERP se divide entre os departamentos de Enfermagem Geral e Especializada (ERG/DEGE), Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas (ERP/DEPCH) e Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública (ERM/DEMISP).

A Escola conta, atualmente, com 591 alunos de graduação e 537 alunos de pós-graduação. Desde o início de suas atividades, já graduou 3250 alunos e titulou 2219 alunos de pós-graduação. Possui em seus quadros 94 docentes e 114 funcionários.

Mais informações: ccex@eerp.usp.br

Por: Stella Arengheri.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *