Obra aborda a arte no contexto escolar

Será lançado no dia 15 de setembro, o livro Extensão cultural: literatura, artes visuais e formação de professores, da FUNPEC-Editora, 188 páginas, de autoria dos professores Camilo André Mércio Xavier, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Heloisa Martins Alves, da Escola Estadual Otoniel Mota (EEOM), Andrea Coelho Lastória e Elaine Paiva Assolini, ambas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

O lançamento será às 19 horas e a obra é gratuita, será distribuída prioritariamente para instituições de ensino. Também estará à disposição no LAIFE na FFCLRP. O evento de lançamento também é gratuito, aberto ao público e sem necessidade de inscrição. Será no Centro Cultural Palace, Rua Duque de Caxias, 322, no Centro de Ribeirão Preto.

A obra

A obra é dividida em três partes. A primeira é teórica, discute o conceito de “formação” de professores”, destacando que os processos formativos começam muito antes da escolha profissional do professor e não se restringem aos cursos de graduação e, traz também, pesquisa colaborativa dos professores atuantes em diferentes áreas do conhecimento. Já a segunda, mostra as produções poéticas dos alunos e professores da EEOM, com depoimento de alguns participantes, no total foram 76 produções. A última seção do livro é dedicada às entrevistas com artistas plásticos reconhecidos nacional e internacionalmente, como Paulo Gaiad, que cedeu sua obra para ilustrar a capa do livro. Nas entrevistas, os artistas demonstraram em comum, a preocupação com a arte no contexto escolar, principalmente, com ações político-pedagógicas.

A obra é uma promoção do Departamento de Educação, Informação e Comunicação (DEDIC), do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LAIFE), do Grupo de Estudos da Localidade (Grupo ELO), do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento (GEPALLE) com apoio da FMRP, da Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC) e EEOM.

Arte na aprendizagem

A obra Extensão cultural: literatura, artes visuais e formação de professores é um desdobramento do projeto Ribeirão Cultural, que se dedica há seis anos a incentivar o contato e o desenvolvimento da literatura e artes visuais por alunos e professores da rede pública e privada de Ribeirão Preto e região.

Este ano, os alunos da Escola Estadual Otoniel Mota foram convidados pela professora Heloísa a participarem do projeto. “Dentro do Ribeirão Cultural fazemos concurso literário sobre um determinado tema. Este, foi sobre o amor e suas manifestações. O aluno tem a liberdade de escrever em prosa ou poesia e todos os textos são publicados no livro, partimos do princípio que todos somos escritores”. A professora ressalta que os cinco melhores textos, escolhidos por um grupo de avaliadores, foram apresentados por escritores em um grande sarau e receberam como prêmio uma sacola de livros. Além dos alunos, Heloísa lembra que no livro há poemas, contos e crônicas escritos por professores. “Isso é um grande incentivo para os estudantes e também para o próprio professor que tem a oportunidade de expor pensamentos, por meio da palavra”.

Segundo a professora Elaine Paiva Assolini, a participação dos estudantes é de extrema importância. “A arte, o esporte e a literatura ajudam a instituir os alunos como cidadãos, mostram a importância de cada um na sociedade”.

A professora Andrea Lastória ressalta que “projetos dessa natureza possibilitam parcerias entre Universidade e Escola, gerando conhecimentos para todos os envolvidos”.

Por: Gabriela Vilas Boas.