Sustentabilidade nas moradias estudantis do campus

Levar informação sobre a separação de materiais para reciclagem e reafirmar o conceito dos três “Rs” – reduzir, reutilizar e reciclar. Essas foram as principais propostas do projeto Sustentabilidade, Educação Ambiental e Gestão de Resíduos nas Moradias de Estudantes do campus USP de Ribeirão Preto.

O projeto ofereceu ações de aprimoramento e monitoramento da coleta seletiva de recicláveis nos apartamentos das moradias dos estudantes da USP Ribeirão, com entrega de recipientes para recicláveis e colocação de cartazes e orientações sobre separação de recicláveis. Um dos objetivos foi descobrir as dúvidas, opiniões, hábitos e sugestões dos alunos. Também foram oferecidas oficinas de Aproveitamento Máximo dos Alimentos, Confecção de Sabão (foto) e Iniciação à Horta Orgânica em caixote.

Para a estudante Thaina Sued Chizoti, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) e moradora da Vila Estudantil, o trabalho foi muito positivo, porque levou a separação dos materiais mais próxima da vida dos moradores das três moradias do campus de Ribeirão Preto.

O projeto é uma promoção do USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental do campus (SGA-RP) e contou com a participação das bolsistas Maria Esther Imamura e Isabel Cristina Simões Côrrea, ambas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Larissa Corsi da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e  Nara Vieira da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).

Na coordenação o professor Evandro Watanabe da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), e supervisão da educadora Daniela Sudan da SGA-RP, com apoio de Gisele Sant’Ana Fiorini e Carolina Torres.

Por Giovanna Grepi