Semana de Arte e Cultura da USP

De 19 a 26 de setembro, Ribeirão Preto também recebe a 21º Semana de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. A organização é do Grupo de Cultura e Extensão do Campus da USP local (GrACEx- RP) e a programação traz exposições, visitas monitoradas, exibição de filmes, apresentações musicais, debates e sarau musical.

Medicina

Na Semana de Arte e Cultura deste ano, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) traz exposições, exibição de documentários e palestras. Dia 19/9, às 10 horas, terá a exposição “A história da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto: percursos livres e a Mostra Paralela: “Projetos Medicina e Arte: Encontros com a História”. A curadoria é de Anette Hoffmann e Nilton Campos e os artistas convidados são Adriana Amaral, Diana Proença Modena, Isisson de Oliveira e Ubirajara Júnior. A exposição pode ser vista às 10 e às 15 horas, de segunda a sexta-feira.

No dia 21, às 10 horas, terá o AtivaMente: Jogos de Desafios para o Cérebro. O objetivo é discutir sobre como os desafios cerebrais estimulam a cognição e mantem a mente ativa. O evento tem apoio do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP é coordenação das professoras Carla da Silva Santana e Marina Soares Bernardes. No período da tarde, às 15 horas, tem a exibição do documentário ExcluSOS. O filme foi produzido pelo Laboratório de Estudos e Extensão em Terapia Ocupacional Social e Comunidade (COMMUNITAS) da FMRP e retrata as histórias de vida de moradores de rua em Ribeirão Preto. Após a exibição terá um espaço para discussões sobre o tema, coordenado pela professora da FMRP Regina Célia Fiorati, autora do documentário.

Dia 22 de setembro, ás 10 horas, tem debate com o tema Vamos tomar um chá?: Discutindo sobre o consentimento e as relações de gênero, com as professoras Maria Paula Panúncio Pinto e Elisabeth Meloni Vieira, ambas da FMRP. O intuito é discutir as contradições que envolvem o consentimento nas relações entre homens e mulheres.

Dia 23, também às 10 horas, terá a Dança Circular Outras: Reunião de pessoas para vivenciar em conjunto experiências das danças de roda e da musicalidade, com o objetivo de reunir pessoas para vivenciar em conjunto as experiências das danças de roda. A coordenação é de Thais Balastreire, do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da (HCFMRP) da USP.

Todas as atividades promovidas pela FMRP são gratuitas, abertas à comunidade e serão realizadas no Espaço Cultural de Extensão Universitária (ECEU) da FMRP, Avenida Nove de Julho, 980, Ribeirão Preto. Mais informações pelos telefones (16) 3315-0695 ou (16) 3315-0707.

Filô

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) vai promover visitas monitoradas no Departamento de Química da Unidade. O objetivo é apresentar os laboratórios de pesquisa e didático; trazer explicações sobre a profissão de químico bacharel e licenciatura em química. Depois será feita uma visita ao CEIQ Interativo, sala TouchChem, um espaço com jogos interativos de ciências e experimentos, além de um tabela periódica interativa e caixa de curiosidades. As visitas serão realizadas, de 19/9 a 22/9, às 10 horas e às 14 horas; 23/9, às 11 horas e às 15 horas, no Departamento de Química da FFCLRP.

A Filô promoverá também a exibição do Cine Experiência Kids, no Laboratório Pedagógico do Departamento de Química da FFCLRP. O objetivo é exibir filmes de personalidades da ciência como Marie Curie, Alexander Graham Bell, Galileu Galilei, Louis Pasteur, Thomas Edison. Em seguida terá debate sobre educação e história da ciência, além da realização de experimentos adaptados para crianças a partir de 8 anos de idade. De 19 a 22 de setembro, a exibição será às 15 horas; no dia 23/9, será às 16 horas.

Também no dia 19/9, às 18 horas, terá a atividade Múltiplos sentidos em Martius & Spix, com palestras, exposições visuais e concertos. Será realizado na Sala de Concertos da Tulha, que fica no Departamento de Música da FFCLRP, Rua Mário de Andrade, s/n.  No dia 20, às 14 horas, tem o curso Luz e Escrita Criativa, com os professores Luciano Bachmann e Carolina Bernardes, ambos da FFCLRP. O evento será na Sala 23 do Bloco Didático 4 das Exatas, na FFCLRP.

Dia 21/9, às 10 horas, terá exibição do filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, lançado em 2004 e direção Michel Gondry. Em seguida de debate com os professores Antônio Carlos Roque da Silva Filho e Osame Kinouchi Filho, da FFCLRP. Será no Salão Nobre Lucien Lison, da FFCLRP. Ás 12 horas, tem apresentações musicais na Sala de Concertos da Tulha, e às 12h30, tem a palestra Programação: não é só para meninos, com o grupo PyLadies de Ribeirão Preto, comunidade criada com o intuito de incentivar as mulheres a entrarem na área tecnológica. O grupo vai abordar temas como diversidade, tecnologia, e dar dicas de como fazer para conhecer e participar desse mundo tecnológico. Será no Anfiteatro André Jacquemin da FFCLRP.

Às 16 horas, terá o Sarau Musical com apresentações musicais nos estilos Pop e Pop Rock e declamação de poesias pelos alunos do curso de Licenciatura em Química da FFCLRP. Será no pátio do Departamento de Química da FFCLRP.

No dia 22 de setembro, às 16h15, tem a exibição do filme A Pele que Habito, lançado em 2011, com direção de Pedro Almodóvar. Após, terá visita à Biblioteca de Ficção Científica e ao Laboratório de Divulgação Científica e Cientometria do Departamento de Física da FFCLRP, além da exposição de capas antigas de livros de ficção científica com o nome O imaginário da ficção científica década a década, na Sala 26 do Bloco B4 da FFCLRP.

No último dia da Semana de Arte e Cultura, 26/9, às 9 horas, terá a Mostra de vídeo A viagem de Chihiro: O nome próprio e o atravessamento da fantasia, e discussão com os professores Nilton Milanez, do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Leda Verdiani Tfouni, do Departamento de Psicologia da FFCLRP. O objetivo é analisar o corpo como um objeto simbólico e imaginário e aplicar a teoria da psicanálise lacaniana e da análise do discurso de Pêcheux e Foucault. Será na Sala de Seminários I, do Departamento de Psicologia da FFCLRP.

Todas as atividades são gratuitas e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto, que fica na Avenida Bandeirantes, 3900.

Faculdade de Farmácia, Escola de Enfermagem e Escola de Educação Física

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP traz a exposição Ribeirão Preto pelo olhar de Tony Miyasaka. A mostra é composta por 38 fotografias ilustrativas da história de Ribeirão Preto dos anos de 1950 e 60, de autoria do fotógrafo Tony Miyasaka, que faleceu em 2004, aos 72 anos. A entrada é gratuita, aberta ao público e a exposição pode ser vista, até de 19 a 26 de setembro, no Bloco S da Unidade, que fica na Av. do Café, s/nº

Já a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) traz a exposição Imagens Poéticas de Ubirajara Junior, nos corredores das Salas Coloridas da Unidade. A mostra pode ser vista gratuitamente, de 19 a 26 de setembro, das 8 às 20 horas. Av. Bandeirantes, 3900, campus da USP.

No dia 21/9, a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) realizada o Flash mob- Todos podemos dançar, com coordenação da aluna Maeli Putti. Será na Praça da EEFERP, Av.  Bandeirantes, 3900, campus da USP

Prefeitura do Câmpus USP Ribeirão

A Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus USP em Ribeirão Preto (PUSPRP) apresenta a exposição Fotografias Estúdio. A mostra traz o resultado dos trabalhos dos alunos da Oficina de Fotografia da USP Ribeirão, do segundo semestre de 2015. A exposição é gratuita e aberta ao público, e pode ser vista até de 19 de setembro a 7 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na própria sede da Seção de Atividades Culturais, que fica na Rua Pedreira de Freitas, casa 4, campus da USP em Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3900.

No dia 22/9, às 19h30, tem apresentação de Música da Periferia, com o Projeto Periferia da Cia Canto de Risos do Coral da USP Ribeirão Preto. Será no Espaço Cultural (antiga livraria Atlas) da Faculdade de Economia, Administração e Economia de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP.

Dia 23/9, às 19h30, o Cine Cult- Projeções e Reflexões exibe o filme A loucura entre nós, lançado em 2015, com direção de Fernanda Fontes Vareille. O documentário é baseado no livro homônimo de Marcelo Veras e por meio dos personagens de um hospital psiquiátrico aborda os limites da loucura. Após terá um debate com o psicanalista Marcelo Veras e coordenação do psicanalista Eduardo Benedicto, ambos membros da Escola Brasileira de Psicanálise e Associação Mundial de Psicanálise. A entrada é gratuita, aberta aos interessados e será no Anfiteatro da FEA-RP da USP. Já no sábado, 24/9, às 9 horas, o psicanalista Marcelo Veras participa da Mesa sobre Adolescência. A entrada é gratuita, aberta aos interessados e será na FEA-RP, que fica no campus USP em Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3900.

Apresentações Musicais

No dia 26/9, às 20 horas, o Coral Madrigal da USP Ribeirão Preto traz canções de Fauré. Em seguida terá Apresentação de Performances: Fratres Cello Ensemble, com o Conjunto de Violoncelos da USP Filarmônica, do Departamento de Música da FFCLRP. Será na Igreja Santo Antonio Maria Claret, Rua Caravelas, 1526, bairro Ipiranga, em Ribeirão Preto. A entrada é franca e aberta ao público.

Faculdade de Odontologia

A Odonto estenderá a Semana de Arte e Cultura e no dia 6 de outubro, às 19 horas, promoverá o 17º Sarau da Odonto, com apresentações de música erudita, folclore brasileiro e gêneros musicais mais modernos, interpretados individualmente, em duos ou pelas bandas da FORP. Terá também danças folclóricas, balé clássico e teatro. Será no Anfiteatro da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, campus USP Ribeirão, Avenida Bandeirantes, 3900. Confira mais detalhes da programação na página da Pró-reitoria de Cultura da USP e também pelo Facebook.

Mais informações: http://ccex.npt.com.br/index.php/sample-page/programacao-2016/

Por: Crislaine Messias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *