Terras brasileiras no século XIX

Até dia 30 de setembro, das 8 às 18 horas, acontece a exposição Múltiplos sentidos em Martius & Spix que mostrará jornada pelas terras brasileiras do início do século XIX.

A exposição mostrará a diversidade biológica, étnica, artística e cultural de um Brasil ainda muito pouco conhecido, por meio da documentação de naturalistas bávaros, como Carl Friedrich von Martius e Johann Baptist Ritter von Spix. Além disso, terá palestra com a professora Dorothea Hofmann da Escola Superior de Música e Teatro de Munique, na Alemanha. No final, haverá concerto do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance (NAP-CIPEM), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP que tocará o lundu e as canções populares brasileiras publicadas em Munique, por Martius e Spix.

Participarão do concerto, a professora Yuka de Almeida Prado da FFCLRP, soprano; o professor Pedro Persone da Universidade Federal de Santa Maria (UFMS), no cravo; o professor Rubens Russomanno Ricciardi da FFCLRP, no cravo e no piano; o violinista Gilberto Ceranto Júnior e José Gustavo Julião de Camargo, na viola caipira.

O organizador do evento é o professor Flávio Alicino Bockmann, do Departamento de Biologia da FFCLRP, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão da FFCLRP, do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de Ribeirão Preto (GrACEx-RP).

O evento é gratuito, aberto ao público e sem necessidade de inscrição. Será na Sala de Concertos da Tulha no Departamento de Música da FFCLRP, campus USP em Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3900.

Mais Informações: (16) 3315.9070/ (16) 3315.0649 ou pelo e-mail: apoioacademico@listas.ffclrp.usp.br

Por: Gabriela Vilas Boas.