Olimpíada Regional de Química e Olimpíada Paralela

Na quarta-feira, dia 19 de outubro, às 14 horas, acontece a segunda fase da prova da décima quarta edição da Olimpíada Regional de Química (ORQ).

Nesta fase, professores das escolas da rede pública e privada de Ribeirão Preto e região selecionarão seis alunos, sendo dois de cada série do ensino médio, para representar a escola. No total, cerca de 300 alunos vão resolver situações problemas, por meio de exercícios teóricos e práticos, e também, vão escrever uma redação. A ORQ é a única olimpíada do país e da América Latina que promove prova prática.

Os três primeiros lugares receberão troféus e medalhas e as duas escolas que ficarem em primeiro lugar, uma pública e uma privada, receberão estágio com 20 horas nos laboratórios de pesquisa do Departamento de Química, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Além disso, os quatro melhores classificados da rede pública e privada serão selecionados para participar da Olimpíada Estadual de Química.

Para os professores acompanhantes, haverá no momento da prova duas oficinas Novas tecnologias da educação no ensino de química, com Vinícius Garcia Freaza, gestor de tecnologias educacionais do Grupo SEB e Pedagogia da Voz, com a professora Maria Yuka de Almeida Prado, do Departamento de Música da FFCLRP.

A promoção é do Centro de Ensino Integrado de Química (CEIQ) do Departamento de Química, da FFCLRP, coordenado pela professora Joana de Jesus de Andrade.

O evento é gratuito e será no Departamento de Química, da FFCLRP, campus USP em Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3900.

Mais Informações: (16) 3315.3856 / (16) 3315.4387/ (16) 3315.0400 ou pelos e-mails: ceiqusp@gmail.com / ceiqdq@ffclrp.usp.br

Primeira Fase da ORQ

A primeira fase da Olimpíada os professores das escolas públicas e privadas selecionam 40 alunos que visitam o Departamento de Química e lá, assistem uma palestra sobre a ORQ e fazem experimentos demonstrativos. Nesta edição, aconteceu de fevereiro a agosto.

Olimpíada Paralela

Os alunos que participaram da primeira fase, mas que não foram selecionados para a segunda, podem concorrer na modalidade Olimpíada Paralela, por meio da elaboração de redação ou vídeo sobre o tema da edição. Este ano o tema é a Olimpíada Rio 2016. A melhor redação e vídeo serão premiados.

A entrega do material será no dia 19 de outubro, às 13 horas, no Departamento de Química da FFCLRP.

Por: Gabriela Vilas Boas.