USP Ribeirão participa da Semana Nacional de Trânsito

A USP em Ribeirão Preto participa das atividades em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 setembro. Este ano o tema é Eu sou + 1 por um trânsito + seguro. A ação tem como objetivo estimular as boas práticas no trânsito, e é voltada para motoristas, pedestres, motociclistas, ciclistas e passageiros do transporte coletivo.

Nessa semana, os motoristas que transitam pelo câmpus vão ver faixas referente ao tema nas portarias de acesso e no Restaurante Universitário. No dia 22, também nas portarias haverá ações de conscientização no trânsito no Campus, com entrega de folhetos educativos e dicas de segurança e sobre o “Dia Nacional sem carro”, de estímulo ao uso do transporte coletivo e da carona solidária.

No dia 23 às 14h30, haverá palestra Ações Preventivas no Trânsito, com oficial da Polícia Militar. O evento é gratuito, aberto ao público e sem necessidade de inscrição. Será no Anfiteatro André Jacquemin da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), campus USP em Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3900.

Na USP Ribeirão Preto a coordenação é do Escritório Avançado da Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária e da Guarda Universitária.

Na cidade

Na cidade de Ribeirão Preto haverá ações de conscientização em vários locais, entre eles: Avenida Nove de Julho, Avenida Independência, Avenida Maurílio Biagi, Avenida Presidente Vargas, Avenida Treze de Maio, Parque Curupira, Parque Carlos Raia, Centro e Avenida Francisco Junqueira. Nestes locais, haverá entrega de folhetos educativos, sacolinhas de lixo para carros e informações com dicas de segurança.

Os temas que serão abordados este ano incluem respeito à velocidade permitida nas proximidades de ciclofaixas, respeito à faixa de pedestres, obrigatoriedade do uso de cinto de segurança por todos os usuários do veículo e da cadeirinha pelas crianças, estímulo ao uso do transporte coletivo e da carona solidária.

Semana Nacional de Trânsito conta com apoio da Transerp, Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto, SEST SENAT de Ribeirão Preto, Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), ARTERIS, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP) e Prefeitura do Câmpus da USP e também faz parte da Década Mundial de Segurança no Trânsito 2011-2020.

Mais informações: (16) 3315.4906

Por: Gabriela Vilas Boas.