Ribeirão Preto recebe mais um Desfile Rosa

No dia 5 de outubro, às 20 horas, o Núcleo de Ensino e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas (REMA) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP promove o “Desfile Rosa 2016”.

No evento, que acontece desde 2014, as “modelos” são mulheres que receberam o diagnóstico do câncer de mama e estão em fase de tratamento ou já curadas. O objetivo é desconstruir a relação entre o diagnóstico de um câncer e a morte, além da ideia de que, com o tratamento, a mulher fica com sua estética fragilizada.

Andressa Calza vai participar do Desfile Rosa pela primeira vez. Diagnosticada com câncer de mama recentemente, ela descreve a iniciativa como fantástica: “É uma forma de mostrar para outras mulheres que estão passando pela mesma situação, que podemos ser felizes e nos sentirmos lindas e vivas”. Andressa diz que isso é importante para mostrar às pessoas que “o câncer não é o fim e sim o começo de uma vida nova, sabendo aproveitar mais cada instante”.

O evento é aberto ao público, os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos com os membros do REMA, na EERP, Avenida Bandeirantes, 3900, câmpus USP Ribeirão, ou no dia e local. Será no Theatro Pedro II, que fica na Rua Álvares Cabral, 370, Ribeirão Preto – SP.

O Desfile Rosa 2016 dá início as atividades voltadas para a prevenção do câncer de mama em Ribeirão Preto. Após o desfile ainda vai ter apresentação do Coral do REMA e sorteio de brindes.

Mais informações: amalmeid@eerp.usp.br

REMA

O REMA é um grupo de ensino, pesquisa e assistência às mulheres com câncer de mama, e tem o objetivo principal de facilitar o processo de reabilitação destas mulheres. Fundado em 1989 na EERP, o grupo desenvolve pesquisa sobre câncer ginecológico e mamário, além de auxiliar no treinamento e capacitação de profissionais, alunos de graduação e pós-graduação das áreas de saúde, para assistência integral à mastectomizada.

Fazem parte do REMA, professores da EERP, enfermeiras assistenciais, fisioterapeutas, psicólogos e alunos de graduação e pós-graduação, nível mestrado e doutorado e tem coordenação da professora Ana Maria de Almeida.

Mais informações ou dúvidas sobre o REMA podem ser enviadas clicando aqui.

Por: Stella Arengheri.