FMRP precisa de voluntários para estudo sobre depressão

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP precisa de voluntários para estudo sobre depressão. O objetivo é avaliar o efeito do óxido nitroso conhecido também como “gás do riso” quando adicionado ao tratamento medicamentoso atual na depressão.

Para participar é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade, ambos os sexos, estar em tratamento para depressão, porém não ter apresentado melhora completa. O participante deve fazer uso de ao menos uma das seguintes medicações: fluoxetina, sertralina, escitalopram, citalopram, paroxetina e fluvoxamina. É necessário também ter disponibilidade para ir ao Hospital das Clínicas da FMRP, três horas por dia, duas vezes por semana, durante quatro semanas seguidas.

Não poderão participar do estudo mulheres grávidas ou que estejam amamentando; pessoas com dificuldade de respirar pelo nariz; portadores de doenças cardiovasculares ou doença pulmonar obstrutiva crônica; com transtorno bipolar, esquizofrenia, dependência de álcool ou substâncias químicas.

A pesquisa Efeitos da adição de óxido nitroso ao tratamento com inibidores seletivos de recaptação de serotonina no transtorno depressivo maior é orientada pelo professor João Paulo Machado de Sousa, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP.

Os interessados devem fazer inscrição para a triagem até o dia 7 de novembro, por meio do e-mail: pesquisadedepressao@yahoo.com ou de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, pelo telefone (16) 3602-2703, falar com Marcela ou pelo (16) 98151-0386, falar com Mara Guimarães.

Mais informações: (16) 3602-2703

Por: Crislaine Messias

Imagem: exame.abril.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *