Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares tem novo presidente

O professor Octávio Pontes Neto (foto) assumiu no início do mês a presidência da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV). A SBDCV é o diretório científico em doenças cerebrovasculares da Academia Brasileira de Neurologia, órgão oficial representante da Neurologia no Brasil perante a Associação Médica Brasileira.

A sociedade representa os neurologistas interessados na prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes portadores destas doenças, especialmente o acidente vascular cerebral, a principal causa de óbito e de incapacidade permanente em nosso país.

Pontes Neto é docente do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e chefe do Serviço de Neurologia Vascular e Emergências Neurológicas do Hospital das Clínicas da FMRP (HCRP). Graduado em medicina pela Universidade Federal do Ceará, fez residências médicas em neurologia e neurofisiologia clínica no Hospital das Clínicas da FMRP. Possui título de doutor em neurologia também pela FMRP.

O professor foi fellow em neurologia vascular e neurossonologia no Hospital Vall d`Hebron, Barcelona, Espanha, e fez pós-doutorado no Massachusetts General Hospital, Harvard Medical School, em Boston, EUA. Dedica-se às pesquisas clínicas em doenças cerebrovasculares e emergências neurológicas, principalmente ligadas ao AVC, terapia trombolítica, apnéia obstrutiva do sono, hemorragia cerebral, Sistema de Regulação Médica de Urgências, duplex transcraniano e vasorreatividade cerebral.

Pontes acumula ainda a coordenação da Rede Nacional de Pesquisa em AVC, instituída pelo Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS) e pelo CNPq.

Mais informações: e-mail: imprensa@hcrp.usp.br

Por: Assessoria de Imprensa do HCRP